Embrapa Cerrados recebe membros da Sociedade Internacional das Passifloras

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Visita ao banco de germoplasma Flor da Paixão

Fábio Faleiro - Visita ao banco de germoplasma Flor da Paixão“Somos pessoas apaixonadas pelo gênero Passiflora”. Assim o diretor da Passiflora Society International (PSI), Sérgio Lloreda, definiu os membros da instituição da qual ele faz parte. Ele e um grupo de associados estiveram na Embrapa Cerrados (Planaltina-DF) como parte de uma programação de uma viagem de estudos que também inclui a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA). A programação na Embrapa Cerrados contou com visitas aos campos experimentais e ao banco de germoplasma Flor da Paixão e, também, com palestras técnicas.

A pesquisadora Ana Maria Costa esteve à frente da organização da visita e, também, foi uma das palestrantes. Ela tratou da germinação de sementes de passifloras e da técnica de microenxertia; o pesquisador Alexei Dianese abordou questões ligadas à fitopatologia e ao armazenamento de frutos de espécies silvestres de passifloras. Já o pesquisador Fábio Faleiro, chefe de Transferência de Tecnologia da Unidade, apresentou o programa de melhoramento genético do maracujazeiro e repassou informações relativas ao registro de cultivares. E o pesquisador Nilton Junqueira abordou o controle de pragas e doenças dos maracujazeiros, além de acompanhar o grupo em visitas de campo.

“O mais importante para mim e para a sociedade que represento são os vínculos que estamos criando com os pesquisadores da Embrapa. Alguns já conhecíamos, outros estamos tendo a oportunidade de conhecer agora. Creio que essa visita não acaba aqui e queremos continuar com essa relação. Reconhecemos a Embrapa como líder mundial em pesquisa com passiflora e estar aqui hoje é de uma importância muito grande para nós”, afirmou o diretor da PSI, Sérgio Lloreda.

Lloreda é gerente da empresa colombiana Ocati, cujo foco é a exportação de frutas exóticas, dentre elas as passifloras, especialmente a variedade Gulupa (Passiflora edulis f. edulis). Apesar de seu amplo conhecimento sobre as passifloras, ele relatou que foi uma grande surpresa, durante a visita, conhecer o maracujazeiro silvestre Passiflora setacea. “Nunca havia provado essa fruta e achei absolutamente primorosa, além de ter muitas características que facilitam seu cultivo em campo”, destacou.

A Sociedade Internacional das Passifloras é uma instituição sem fins lucrativos que tem por objetivo ajudar na conservação e na preservação das passifloras silvestres. “É uma organização que conta com associados no mundo inteiro, especialmente na Europa, e que tem essa preocupação com a biodiversidade das passifloras, principalmente por conta da beleza das flores”, explica a pesquisadora Ana Maria Costa. Segundo ela, são pessoas de fato apaixonadas pelas passifloras e que investem em ações e projetos de diferentes países relacionados ao tema.

Reconhecimento internacional – segundo Ana Maria Costa, o interesse dos associados da Sociedade em conhecer de forma mais aprofundada os trabalhos desenvolvidos pela Embrapa relacionados às passifloras deve-se, em grande parte, ao reconhecimento internacional relativo à produção científica da empresa sobre o tema. O Brasil é líder em publicações científicas sobre o maracujá e a Embrapa é a instituição com a maior força de ligação entre instituições na rede de colaboração científica e número de publicações na plataforma Web of Science. Acesse aqui artigo que trata desse tema.

Foto: Fábio Faleiro

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa
[email protected]
Telefone: 6133889945

Publicado em: Embrapa

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: doenças, embrapa, Evento agro, Fitopatologia, frutas exóticas, Maracujá, pesquisa e desenvolvimento, pragas

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

junho 2024
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
LinkedIn
YouTube
Instagram