(Curadoria Agro Insight)
Hoje a curadoria Agro insight sintetiza uma pesquisa de Santos et al. (2017), que demonstra os efeitos da escarificação e da gessagem no desenvolvimento radicular e na produtividade da soja cultivada em áreas de plantio direto consolidado e presença de camadas compactadas.
O Sistema Plantio Direto é um sistema de cultivo e uma prática conservacionista fundamental para a sustentabilidade dos agroecossistemas. Porém, ao longo dos anos as sucessivas operações de colheita e semeadura em condições de elevada umidade do solo podem causar problemas de compactação, preudicando o desenvolvimento do sistema radicular das culturas e consequentemente o acesso à água e nutrientes.
Para reduzir a compactação, a escarificação tem sido indicada como alternativa ao rompimento de camadas compactadas do solo. Entretanto, seus efeitos persistam por um período curto, igual ou inferior a um ano. Além disso, essa operação não elimina a causa dos impedimentos físicos, apenas combate os sintomas.
Outra alternativa é a aplicação do gesso agrícola (CaSO4.2H2O), que tem sido utilizado como um produto complementar ao calcário, com o objetivo de diminuir a toxicidade do Al e aumentar a concentração de Ca e S no perfil do solo, o que possibilita melhores condições para o desenvolvimento do sistema radicular. Mas que também atua como condicionador da estrutura do solo, favorecendo a agregação e reduzindo a resistência do solo à penetração.
Sistemas avaliados
Nesse conteto, o estudo de SANTOS et al. (2017), avaliou quatro sistemas de cultivo da soja:
- Sistema Plantio Direto com gessagem (dose de 3,5t/ha);
- Sistema Plantio Direto sem gessagem;
- Escarificação com gessagem (dose de 3,5t/ha);
- Escarificação sem gessagem;
Resultados
- Quando houve a escarificação do solo, a aplicação do gesso não proporcionou maior comprimento do sistema radicular da cultura da soja, apresentando distribuição similar entre os tratamentos com e sem gesso, para todas as camadas estudadas.
- Com a escarificação, houve concentração de raízes de soja na camada mais superficial do solo – até 0,15m de profundidade.
- No Sistema Plantio Direto, o desenvolvimento radicular foi visivelmente reduzido na camada superficial do perfil, recuperando o seu desenvolvimento quando encontrou condições mais favoráveis abaixo de 0,20m.
- Nas camadas subsuperficiais, observou-se maior comprimento de raízes com a aplicação de gesso em relação à ausência de aplicação desse insumo. Indicando que o gesso favoreceu o crescimento das raízes em profundidade no Sistema Plantio Direto, o que pode ser importante em situações de déficit hídrico.
- O Sistema Plantio Direto apresentou maior produtividade de grãos em relação ao solo escarificado.
- A escarificação reduziu a produtividade da soja em cerca de 15%. A menor produtividade no solo escarificado pode ter sido ocasionada pelo menor comprimento de raízes nas camadas subsuperficiais do solo, restringindo a absorção de água na fase de enchimento de grãos, quando houve um período de déficit hídrico.
- Apesar do gesso ter proporcionado maior crescimento de raízes abaixo de 0,20m de profundidade no Sistema Plantio Direto, na média dos dois sistemas de manejo do solo, a gessagem não influenciou a produtividade de grãos.
Conclusões
No Sistema Plantio Direto, a gessagem proporcionou aumento no comprimento de raízes de soja nas camadas abaixo de 0,20m de profundidade, fato não observado no solo escarificado.
A produtividade de grãos de soja foi superior no SPD em relação ao solo escarificado.
BIBLIOGRAFIA E LINS RELACIONADOS
SANTOS, E.L.; BALBINOT JUNIOR, A.A.; DEBIASI, H.; FRANCHINI, J.C. CRESCIMENTO DE RAÍZES E PRODUTIVIDADE DE SOJA INFLUENCIADOS PELA ESCARIFICAÇÃO E GESSAGEM. Resumos expandidos da XXXVI Reunião de Pesquisa de Soja – junho de 2017.