CuradoriaSoja
0

Escarificação e gessagem no manejo da compactação do solo em Sistema Plantio Direto

A semeadura da soja deve seguir o calendário do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja e o Zarc

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje a curadoria Agro insight sintetiza uma pesquisa  de Santos et al. (2017), que demonstra os efeitos da escarificação e da gessagem no desenvolvimento radicular e na produtividade da soja cultivada em áreas de plantio direto consolidado e presença de camadas compactadas.

O Sistema Plantio Direto é um sistema de cultivo e uma prática conservacionista fundamental para a sustentabilidade dos agroecossistemas. Porém, ao longo dos anos as sucessivas operações de colheita e semeadura em condições de elevada umidade do solo podem causar problemas de compactação, preudicando o desenvolvimento do sistema radicular das culturas e consequentemente o acesso à água e nutrientes.

Para reduzir a compactação, a escarificação tem sido indicada como alternativa ao rompimento de camadas compactadas do solo. Entretanto, seus efeitos persistam por um período curto, igual ou inferior a um ano. Além disso, essa operação não elimina a causa dos impedimentos físicos, apenas combate os sintomas.

Outra alternativa é a aplicação do gesso agrícola (CaSO4.2H2O), que tem sido utilizado como um produto complementar ao calcário, com o objetivo de diminuir a toxicidade do Al e aumentar a concentração de Ca e S no perfil do solo, o que possibilita melhores condições para o desenvolvimento do sistema radicular. Mas que também atua como condicionador da estrutura do solo, favorecendo a agregação e reduzindo a resistência do solo à penetração.

Sistemas avaliados

Nesse conteto, o estudo de SANTOS et al. (2017), avaliou quatro sistemas de cultivo da soja:

  • Sistema Plantio Direto com gessagem (dose de 3,5t/ha);
  • Sistema Plantio Direto sem gessagem;
  • Escarificação com gessagem (dose de 3,5t/ha);
  • Escarificação sem gessagem;

Resultados

  • Quando houve a escarificação do solo, a aplicação do gesso não proporcionou maior comprimento do sistema radicular da cultura da soja, apresentando distribuição similar entre os tratamentos com e sem gesso, para todas as camadas estudadas.
  • Com a escarificação, houve concentração de raízes de soja na camada mais superficial do solo – até 0,15m de profundidade.
  • No Sistema Plantio Direto, o desenvolvimento radicular foi visivelmente reduzido na camada superficial do perfil, recuperando o seu desenvolvimento quando encontrou condições mais favoráveis abaixo de 0,20m.
  • Nas camadas subsuperficiais, observou-se maior comprimento de raízes com a aplicação de gesso em relação à ausência de aplicação desse insumo. Indicando que o gesso favoreceu o crescimento das raízes em profundidade no Sistema Plantio Direto, o que pode ser importante em situações de déficit hídrico.
  • O Sistema Plantio Direto apresentou maior produtividade de grãos em relação ao solo escarificado.
  • A escarificação reduziu a produtividade da soja em cerca de 15%. A menor produtividade no solo escarificado pode ter sido ocasionada pelo menor comprimento de raízes nas camadas subsuperficiais do solo, restringindo a absorção de água na fase de enchimento de grãos, quando houve um período de déficit hídrico.
  • Apesar do gesso ter proporcionado maior crescimento de raízes abaixo de 0,20m de profundidade no Sistema Plantio Direto, na média dos dois sistemas de manejo do solo, a gessagem não influenciou a produtividade de grãos.

Conclusões

No Sistema Plantio Direto, a gessagem proporcionou aumento no comprimento de raízes de soja nas camadas abaixo de 0,20m de profundidade, fato não observado no solo escarificado.

A produtividade de grãos de soja foi superior no SPD em relação ao solo escarificado.

BIBLIOGRAFIA E LINS RELACIONADOS

SANTOS, E.L.; BALBINOT JUNIOR, A.A.; DEBIASI, H.; FRANCHINI, J.C. CRESCIMENTO DE RAÍZES E PRODUTIVIDADE DE SOJA INFLUENCIADOS PELA ESCARIFICAÇÃO E GESSAGEM. Resumos expandidos da XXXVI Reunião de Pesquisa de Soja – junho de 2017.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: compactação, escarificação, gesso agrícola, sistema plantio direto, soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram