Curadoria
0

Conservação do solo, uma obrigação de todos!

Construção da fertilidade do solo para sistemas ILPF

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria de hoje, o tema é o Manejo Conservacionista do Solo, uma obrigação de todos nós. No dia de ontem (15/04), foi comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) propôs e virou Lei (n° 7.876 de 13/11/1989) comemorar no dia 15 de abril, o “Dia Nacional da Conservação do Solo”. Essa data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennett, considerado o “pai” da conservação do solo nos Estados Unidos. A atuação desse pesquisador foi fundamental para o estabelecimento, nos Estados Unidos, do Serviço Nacional de Conservação do Solo, com reflexos muito relevantes dentro e fora do país, inclusive no Brasil. Essas ações foram, de certa forma, consequências da ocorrência de um fenômeno conhecido por “Dust Bowl” – intensos e frequentes episódios de erosão eólica em vastas extensões na região das Grandes Planícies americanas, ocorridos na década de 1930, com consequências ambientais e econômicas que afetaram todo o país (SALTON, 2022).

Aqui no Brasil, nas décadas de 1970 – 1980, a erosão hídrica causava enormes perdas nas áreas de lavouras do sul do país. As consequências da sucessão soja/trigo, com o uso excessivo de arações e gradagens, levavam enormes quantidades de solo (adubos, calcário, matéria orgânica…) para os rios e destruíam estradas e construções, com danos social e econômico imensos. Como resposta, agricultores, empresas de pesquisa e de assistência técnica, junto com indústrias do setor, desenvolveram o Plantio Direto – sistema de cultivo sem o preparo do solo, com manutenção da cobertura permanente da superfície e com rotação de culturas. A adaptação e difusão deste sistema permitiu seu uso em todo o país com resultados expressivos e é possível de que tenha sido um dos fatores que viabilizaram a produção de grãos na região dos Cerrados (SALTON 2022).

Para destacarmos a importância da conservação do solo, selecionamos um vídeo com a palestra apresentada pelo pesquisador da Embrapa Cerrados, Marcos Aurélio Carolino de Sá, sobre manejo e conservação de solo e de água.

Introdução: A importância da conservação do solo e da água: 00:19

Alguns princípios de conservação do solo e da água: 06:17

Sistemas de manejo do solo: 11:19

A evolução do manejo do solo no Cerrado: 33:37

Gramíneas forrageiras no manejo conservacionista: 41:38

Compactação do solo: 43:38

Considerações finais e encerramento: 47:14

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

SALTON, J.C. Artigo – Conservar e usar o solo. Produção vegetal. Embrapa/Notícias

SA, M. A. C. de; SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos; FRANZ, C. A. B. Manejo e conservação do solo e da água em sistema de plantio direto no Cerrado. Planaltina, DF:

Embrapa Cerrados, 2009. (Embrapa Cerrados. Documentos, 258). 53 p. Link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digita… SA, M. A. C. de; SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos.

Compactação do solo: consequências para o crescimento vegetal. Link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digita… SA, M. A. C. de; SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos;

FRANZ, C. A. B.; REIN, T. A. Escarificação do solo em soqueiras de cana-de-açúcar. Link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digita… SANTOS JUNIOR, J. de D. G. dos; SA, M. A. C. de;

OLIVEIRA, C. M. de; FRANZ, C. A. B.; REIN, T. A.; SOUSA, D. M. G. de. Sistema plantio direto de cana-de-açúcar no Cerrado. Link: http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digita…

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu