Curadoria
0

Conheça o bioma Cerrado através dos livros da Coleção Cerrado!

(Curadoria Agro Insight)

Olá pessoal do Agro!

Hoje trouxemos para vocês uma dica de livro, ou melhor, uma colação de livros, que está disponível para download na página da Embrapa. Trata-se da Coleção Cerrado.

São onze publicações clássicas sobre o Cerrado e que estão agora disponíveis para download gratuito. A Coleção Cerrado aborda temas como ecologia e flora, matas de galeria, aproveitamento alimentar, correção de solo e adubação, entre outros.

Os títulos reunem informações da equipe de pesquisadores e técnicos da Embrapa Cerrados. O conteúdo se mantém atualizado até hoje.

Antes apenas comercializadas no formato impresso pela Livraria da Embrapa, as publicações, agora em formato digital, podem ser baixadas pelo site da Empresa.

As informações disponibilizadas na coleção mostram o grande valor e potencial do bioma Cerrado para a sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

1. TÍTULOS DA COLEÇÃO

1.1. Cerrado – Matas de Galeria

(José Felipe Ribeiro, 1998)

Aponta a importância econômica, ambiental e científica das matas para a conservação da água e dos solos. Sua manutenção e perenidade dependem do uso racional e planejado das nascentes e das matas ciliares. A obra ainda representa as causas da degradação das matas ciliares, aborda questões relacionadas a produção de mudas, germinação, crescimento e conservação das espécies, recuperação, além de apresentar 68 famílias com 212 gêneros e quase 500 espécies do Cerrado.

Para baixar, clique aqui.

1.2. Cerrado – Aproveitamento alimentar

(Semíramis Pedrosa de Almeida,1998)

Traz mais de 200 ideias práticas para o pequeno produtor agregar valor ao produto gerado em sua chácara ou fazenda, considerando uma série de parâmetros de sustentabilidade. Um deles é a capacidade de carga do ambiente trabalhado, já que a coleta de frutas do Cerrado ainda é uma atividade quase que exclusivamente extrativista.

Para baixar, clique aqui.

1.3. Cerrado – Caracterização e recuperação de matas de galeria

(José Felipe Ribeiro; Carlos Eduardo Lazarini da Fonseca; José Carlos Sousa-Silva, 2001)

O livro introduz o leitor no ambiente das matas de galeria no contexto da região do Cerrado, caracterizando e enfatizando as formações florestais bastante complexas que essa região comporta. São apresentados estudos de caracterização de solos; aspectos sobre a vegetação; fenologia e biologia reprodutiva de espécies-chave; padrão de dispersão de todas as espécies lenhosas encontradas nos levantamentos no Distrito Federal até 1999. Reúne ainda estudos sobre a fauna, com resultados de inventários quantitativos e qualitativos, e os microrganismos presentes nessas áreas.

Para baixar, clique aqui.

1.4. Cerrado – Ecologia e caracterização

(Ludimilla Moura de Souza Aguiar; Amabílio José Aires de Camargo, 2004)

A riqueza de espécies tanto da flora quanto da fauna do Cerrado é muito expressiva, representando cerca de 30% da biodiversidade brasileira. Os conhecimentos sobre os processos ecológicos que regem a estruturação e o funcionamento das relações bióticas e abióticas no bioma são importantes para mitigar impactos sobre sua diversidade e para utilização sustentável dos recursos naturais.

Para baixar, clique aqui.

1.5. Cerrado – Correção do solo e adubação

(Djalma Martinhão Gomes de Sousa; Edson Lobato, 2002)

Destaca as tecnologias que tornaram possível o ótimo desempenho agropecuário da região, que permitiram incorporar os solos altamente intemperizados, ácidos e pobre em nutrientes ao processo produtivo agrícola. Coloca à disposição dos leitores uma série de informações imprescindíveis para o manejo sustentável dos solos. Traz recomendações de correção do solo e de adubação compatíveis para uma produção agrícola, pecuária e florestal que atenda o produtor e a sociedade, em harmonia com o ambiente do Cerrado de forma permanente.

Para baixar, clique aqui.

1.6. Cerrado – Adubação verde

(Arminda Moreira de Carvalho; Renato Fernando Amabile, 2006)

As plantas condicionadoras de solo (adubos verdes e plantas de cobertura) representam uma das opções de diversidade de espécies com reflexos na qualidade do solo e, consequentemente, dos agroecossistemas estabelecidos em áreas de Cerrado. O livro aborda desde o histórico da utilização dos adubos verdes, incluindo sua introdução no Cerrado, até o estudo de viabilidade econômica de seu uso em agroecossistema desse bioma.

Para baixar, clique aqui.

1.7. Cerrado – Uso eficiente de corretivos e fertilizantes em pastagens

(Geraldo Bueno Martha Júnior; Lourival Vilela; Djalma Martinhão Gomes de Sousa, 2007)

A necessidade de adubação das pastagens nessa região do Cerrado é evidenciada pelo fato de que a maioria dos solos não fornece nutrientes na quantidade adequada para o crescimento das plantas e nos níveis de extração das forrageiras utilizadas na formação de pastagens. Os baixos retornos econômicos obtidos pela pecuária se dão pela baixa produção de forragem, que pode ser consequência da não utilização de fertilizantes e pelo manejo do pastejo deficiente. A publicação traz recomendações de adubação de acordo com a intensidade e uso e o tipo de solo, capazes de melhorar a capacidade produtiva das pastagens cultivadas.

Para baixar, clique aqui.

1.8. Cerrado – Ecologia e Flora

(Sueli Matiko Sano; Semíramis Pedrosa de Almeida; José Felipe Ribeiro, 2008)

A partir da atualização e do acréscimo de conteúdo à publicação esgotada Cerrado: ambiente e flora, esta traz uma lista aumentada da flora do Cerrado, em formato de banco de dados, com descrição e classificação dos organismos, dentro dos sistemas taxonômicos. Isso porque os autores entendem que para utilizar e preservar o bioma Cerrado, é necessário primeiro conhecer suas fitofisionomias e as espécies que a compõem.

Para baixar o Volume 1, clique aqui.

Para baixar o volume 2,  clique aqui.

1.9. Cerrado – Desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável

(Lucília Maria Parron; Ludmilla Moura de Souza Aguiar; Eny Duboc; Eduardo Cyrino Oliveira-Filho; Amabílio José Aires de Camargo; Fabiana de Gois Aquino, 2008)

O Cerrado tem cerca de 320 mil espécies vegetais, animais e de microrganismos, além de importante produção agropecuária. No entanto, nas últimas décadas, os recursos naturais têm sido tratados de forma fracionada, como se eles não fossem componentes de um sistema dinâmico. Trabalhar de forma sistêmica e desenvolver tecnologias menos agressivas ao meio ambiente contribui para a conservação e a utilização planejada dos recursos. Nesse sentido, a publicação apresenta os avanços no desenvolvimento de tecnologias compatíveis com os cenários atuais e futuro.

Para baixar, clique aqui.

1.10. Cerrado – Micorriza arbuscular: ocorrência e manejo

(Jeanne Christine Claessen de Miranda, 2008)

A associação benéfica entre fungos micorrízicos e raízes de plantas sempre esteve presente em todos os sistemas de produção e tem contribuído significativamente para a sua sustentabilidade e para a preservação ambiental. A publicação apresenta os conhecimentos e os resultados de estudos realizados durante 30 anos sobre o tema, considerando duas linhas principais: manejo dos fungos micorrízicos arbusculares nativos e da micorriza arbuscular nos sistemas de produção; inoculação desses fungos para implementação de modelos de desenvolvimento sustentável.

Para baixar, clique aqui.

 

 

 

 

 

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu