Confira a atualização da safra agrícola dos países membros do G20

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Movimento agrícola dos países membros do G20 para as culturas de milho, soja, trigo e arroz

Hoje trouxemos a edição de agosto da publicação internacional Crop Monitor for AMIS, uma iniciativa da Geoglam que analisa o movimento agrícola dos países membros do G20 para as culturas de milho, soja, trigo e arroz nos principais países produtores.

A colheita do trigo de inverno está progredindo no hemisfério norte, enquanto o trigo da primavera está se desenvolvendo, e o hemisfério sul experimentou chuvas melhores em julho. A colheita do milho está quase concluída na Argentina em condições precárias, enquanto as secas persistem no hemisfério norte com a diminuição das chuvas. As colheitas de arroz no início da temporada continuam na China, enquanto o transplante de primavera-verão aumenta na Índia, e as condições são favoráveis ​​no Sudeste Asiático, exceto na Tailândia. Chuvas recentes melhoraram as condições da soja nos EUA e na China, enquanto a semeadura na Índia foi retomada após um atraso inicial.

Figura 1. Mapa das condições das culturas sintetizando informações para todas as quatro safras AMIS em 28 de junho. As condições das culturas nas principais áreas de cultivo de trigo, milho, arroz e soja são baseadas em uma combinação de insumos de analistas de culturas nacionais e regionais, juntamente com dados de observação da Terra. Culturas que não estão em condições favoráveis ​​são exibidas no mapa com seu símbolo de cultura.

Visão geral das condições da colheita

Trigo – No hemisfério norte, a colheita do trigo de inverno está progredindo enquanto o trigo da primavera continua a se desenvolver em condições mistas. No hemisfério sul, as condições continuam a melhorar devido às chuvas geralmente boas durante o mês de julho.

Milho – No hemisfério sul, a colheita está terminando na Argentina em condições precárias. No hemisfério norte, as chuvas diminuíram e não aliviaram totalmente as secas nos Estados Unidos, México e China.

Arroz – Na China, a colheita do arroz precoce está terminando. Na Índia, o transplante de arroz da estação Kharif está aumentando. No Sudeste Asiático, as condições são geralmente favoráveis ​​para o arroz da estação seca na Indonésia e para o arroz da estação chuvosa nos países do norte, exceto na Tailândia, devido às chuvas abaixo da média.

Soja – No hemisfério norte, as chuvas do mês passado melhoraram as condições nos EUA e na China, enquanto a semeadura na Índia foi retomada após um atraso inicial.

Previsões em um relance

Influências Climáticas – El Niño está presente atualmente, e os modelos preveem que este provavelmente será um evento de El Niño moderado a forte que deve durar até o início de 2024. Condições positivas do Dipolo do Oceano Índico (IOD) também podem se desenvolver de agosto a dezembro.

Argentina – A previsão de curto prazo (duas semanas) indica provável precipitação abaixo da média em algumas das principais áreas produtoras do leste, com temperaturas acima do normal esperadas na metade norte do país.

Sudeste Asiático – Chuvas abaixo da média de agosto a outubro estão previstas na Indonésia e em algumas áreas deficitárias da Tailândia, e temperaturas acima da média são prováveis ​​em todas as áreas durante o mesmo período.

Estados Unidos – A previsão de curto prazo (duas semanas) indica provável precipitação acima da média na maioria das áreas, com precipitação abaixo da média esperada no sudoeste até o sul do Texas.

Condições da colheita

Trigo

Na UE , as condições são favoráveis ​​em geral, pois a colheita continua com rendimentos fracos na Espanha, compensados ​​por rendimentos excepcionais em partes do centro e sudeste da Europa. No Reino Unido , as condições são favoráveis. Em Türkiye , a colheita está em andamento em condições excepcionais. Na Ucrânia , a colheita continua fora das zonas de guerra com um aumento na produção em relação ao ano passado. Na Federação Russa , a colheita do trigo de inverno continua em condições favoráveis. O trigo da primavera permanece sob condições secas. Na China , o trigo de primavera continua a se desenvolver sob condições de seca no norte e no noroeste.

Imagem responsiva

Figura 2: 3tres3

Figura 3: Agrolink

Nos EUA, a colheita do trigo de inverno está terminando nas Grandes Planícies centrais e do sul em condições precárias, enquanto a colheita continua no norte. O trigo da primavera está sob condições mistas em partes das Dakotas devido ao clima quente e seco em maio e junho. No Canadá , as condições são mistas tanto para o trigo de inverno quanto para o trigo de primavera, pois a seca continua a se expandir nas pradarias ocidentais. Há um aumento na área total semeada de trigo de primavera em relação à média. Na Austrália , as chuvas quase médias de julho beneficiaram as plantações na maioria das regiões; no entanto, os níveis de umidade do solo permanecem abaixo da média em Queensland e nas partes do norte da Austrália Ocidental. Na Argentina, as chuvas recentes permitiram o avanço da semeadura e melhoraram as condições; no entanto, mais chuvas são necessárias para apoiar a cultura.

Milho

No Brasil , a colheita da safra de verão continua, com recordes de produtividade na região Centro-Oeste. Há um aumento na área total semeada em relação ao ano passado. Na Argentina , a colheita continua para a safra de plantio tardio (normalmente menor temporada) em condições ruins devido à seca prolongada.

Imagem responsiva

Nos EUA , depois de uma primavera extremamente seca, as chuvas e as temperaturas mais baixas melhoraram as condições em partes do Cinturão do Milho no leste e no extremo oeste. No México , a colheita da safra outono-inverno termina em condições favoráveis, enquanto a primavera-verão continua sendo afetada pela estiagem. No Canadá, as condições são favoráveis ​​nas principais províncias produtoras do leste. Na China , as condições permanecem mistas devido à secura anterior em partes da planície do norte da China e ao desenvolvimento da secura no sudoeste. Na Índia, a semeadura da safra de primavera-verão está terminando com melhores condições. Na UE , as condições são geralmente favoráveis, já que a seca na Romênia e na Espanha é compensada por expectativas de rendimento mais altas na Europa Central e Oriental. Na Ucrânia , as condições são favoráveis ​​longe da guerra em curso devido às chuvas suficientes de julho. Na Federação Russa , as condições são favoráveis.

Soja

Nos Estados Unidos , as condições melhoraram particularmente no leste do Cinturão do Milho; no entanto, boas chuvas durante o próximo mês serão necessárias para preservar os rendimentos. Na Argentina , a colheita foi finalizada em condições precárias devido à seca persistente e ao calor extremo. Na China , chuvas abundantes durante julho melhoraram as condições de umidade do solo na principal região produtora do nordeste e na planície do norte da China bem a tempo para o estágio reprodutivo crítico. Na Índia , a semeadura da maior parte da safra foi concluída após atrasos iniciais. Há um aumento na área total semeada em relação ao ano passado. No Canadá , as condições são favoráveis, exceto em Saskatchewan devido à seca. Na Ucrânia, as condições são favoráveis ​​fora da linha de frente da guerra, pois as chuvas de julho foram suficientes para manter os níveis de umidade do solo.

Imagem responsiva

Arroz

Na China , as condições são favoráveis, pois a colheita do arroz precoce está terminando e a semeadura do arroz tardio continua. O arroz de estação única está em condições geralmente favoráveis, apesar do desenvolvimento da secura no sudoeste. Na Índia , o transplante da safra de primavera-verão acelerou rapidamente após um atraso inicial devido à chegada tardia das chuvas de monção. Na Indonésia , as condições são favoráveis ​​à medida que a colheita do arroz da estação chuvosa termina, enquanto a semeadura do arroz da estação seca entra no quarto mês em condições favoráveis ​​devido à água de irrigação suficiente. No Vietnã, a colheita do arroz da estação seca (inverno-primavera) está terminando no norte em condições favoráveis.

Imagem responsiva

O arroz da estação chuvosa (Verão-Outono) está em condições favoráveis ​​tanto no norte como no sul, enquanto a semeadura do outro arroz da estação chuvosa (Outono-Inverno) está começando no sul. Na Tailândia , o arroz da estação chuvosa está sob condições mistas devido a chuvas atrasadas e abaixo da média, e também há um alto risco de danos causados ​​por pragas e doenças. Há também uma queda na área total semeada em relação ao ano passado. Nas Filipinas , o arroz da estação chuvosa semeado de abril a maio está atualmente em estágio de maturação em condições favoráveis. No Japão, as condições são mistas, pois as temperaturas quase normais desde o plantio até o estágio de desenvolvimento foram seguidas por uma falta de níveis adequados de luz solar em junho e julho que afetaram partes do sul. Nos EUA , as condições são favoráveis.

BIBLIOGRAFIA E LINS RELACIONADOS

Crop Monitors – Agricultural Market Information System (AMIS).

The GEOGLAM Crop Monitor for AMIS: Assessing Crop Conditions in the Context of Global Markets

Strengthening agricultural decisions in countries at risk of food insecurity: The GEOGLAM Crop Monitor for Early Warning

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Agricultural Market Information System (AMIS)

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram