Conectividade para uma agricultura mais sustentável

Conectividade para uma agricultura mais sustentável

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Notícias para o Agro)

O uso da agricultura digital promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de água, transformando o agronegócio em uma prática muito mais sustentável

Em março temos datas muito importantes, tanto para o Brasil, quanto para o planeta. Nos dias 16 e 20 do mês celebra-se o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas e o Dia Mundial da Agricultura, respectivamente. Tendo em vista essas datas, a Associação ConectarAGRO coloca em debate a pergunta: como a adoção da conectividade em áreas rurais pode otimizar a produção?

A adoção de conectividade amplia o poder da tecnologia, que é essencial para a incorporação de práticas sustentáveis no campo, mitigando, assim, os efeitos que são os causadores de mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

O desenvolvimento da agricultura digital proporciona diversos benefícios para o mercado agrícola brasileiro, que ganha maior agilidade e assertividade na tomada de decisão, aumento na produção, otimização no uso de insumos e melhor monitoramento da fazenda. Consequentemente, temos menor perda de recursos e produtos. Isso porque o produtor tem condições de gerir a safra a partir de dados agronômicos seguros sobre a lavoura, utilizando as informações disponíveis.

Com o uso da agricultura digital, uma grande quantidade de dados e informações é processada, consolidada e analisada. A partir deles, é possível gerar recomendações mais precisas ao produtor, como, por exemplo, a indicação da melhor época de plantio, a fertilização adequada, a performance de cada talhão, a quantidade de sementes a ser semeada, de defensivos a ser aplicada, entre outras. Tudo isso promove a redução de desperdício e melhor aproveitamento de recursos, transformando o agronegócio em uma prática muito mais sustentável.

A agricultura de precisão permite a regulagem automática dos equipamentos para distribuição de fertilizantes e defensivos agrícolas na quantidade adequada em cada pequena área da propriedade.

A ConectarAGRO é uma Associação que, por meio de uma visão comum e colaboração entre empresas de diversos setores, visa contribuir para consolidar e expandir o acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras, dando direção e segurança para que os agricultores possam adotar tecnologias onde a conectividade é necessária. Além dessa otimização de recursos, ela torna justa, ainda, a competitividade entre pequenos e grandes produtores.

De acordos com estudos da Associação realizados no Mato Grosso e no Paraná, com a adoção de conectividade na produção rural é possível obter uma redução de até 5% no uso de combustíveis no ano. Significando assim, uma menor emissão de gases causadores do efeito estufa. E essa redução vem acompanhada de um ganho de 2% em produtividade.

“A conectividade em áreas rurais é de extrema importância para otimizar produções e transformá-las em mais sustentáveis. Além da melhor gestão da propriedade é possível observar uma maior produtividade com menor impacto ambiental. Até agora, a união das empresas que integram a ConectarAGRO auxiliou na promoção da conectividade, via banda larga 4G, 700 MHz, para mais de 12 milhões de hectares nestas áreas, o que é um grande passo para adoção da Agricultura Digital no país”, afirma Ana Helena de Andrade, Presidente da ConectarAGRO.

Sobre a Associação ConectarAGRO

A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a adoção de uma tecnologia aberta, acessível e simples: 4G, com frequência de 700 MHz. Criada por conta do problema comum de falta de conectividade no campo, enfrentado pelo agronegócio, a iniciativa já contribuiu para levar internet para mais de 7 milhões de hectares. A Associação ConectarAGRO conta atualmente com 44 empresas associadas. Para mais informações, incluindo novos associados, acesse o site.

Imprensa:

Nathalie Campoy

[email protected]

[email protected]

+55 11 97359 7903

LVBA Comunicação

*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Agroecologia, Produção de alimentos, sustentabilidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram