Como o preço dos fertilizantes é influenciado pela política econômica nesse momento de conflito

Mapa garante fertilizantes até outubro

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje trouxemos um episódio de podcast da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com uma análise do mercado fertilizantes. Neste episódio, o diretor de Política Agrícola e Informações da Companhia, Sergio De Zen, faz uma avaliação pontual sobre fertilizantes e como o conflito entre Rússia e Ucrânia interfere neste mercado.

(Transcrição podcast)

Como o conflito entre Rússia e Ucrânia interfere no mercado de fertilizantes

Os fertilizantes ganharam preço, isso encarece o custo, praticamente dobraram de preço. Mas isso acaba sendo transferido em parte, porque o produtor não consegue transferir isso para o preço. O preço é dado pelo mercado, mas como o mercado tá demandado a gente vê que as margens ainda com esse aumento de custo são bastante positivas, então a gente vê uma incorporação daquilo que a gente tem. O que é que se pode fazer, para diminuir os impactos disso? Bom, o Banco Central está elevando as taxas de juros. Quando ele eleva a taxa de juros, está fazendo com que os consumidores sejam mais parcimoniosos no seu consumo, com isso, você reduz a pressão de demanda. Então, o Banco Central brasileiro ele foi um dos primeiros a sair nesse sentido, de forma correta, e tentando dessa forma, reduzir os impactos de preço. Também é importante destacar, que muitos investidores acabam vindo para o Brasil buscar não só esse juros mais altos, mas a segurança de um país que dificilmente vai entrar no conflito. Então, esses recursos que são investidos no Brasil fazem com que o câmbio, o Real, se valorize perante o dólar. Com o Real se valorizando perante o dólar, os impactos do aumento de custos dos insumos é menor do que a gente teria no caso do Real desvalorizado.

Podcast Conab – Análise de mercado

Fonte: Conab

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Banco Central, dólar, Fertilizantes, política econômica

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram