Com forte expansão agrícola, Tocantins ganha nova Central de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Sul do Tocantins recebe nova Central de recebimento gerida pelo inpEV de forma a dar destinação ambientalmente correta às embalagens e sobras pós-consumo.

Os municípios de Cariri e Gurupi, no Tocantins, contam com uma nova Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas, gerida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), entidade gestora do Sistema Campo Limpo. A unidade, que entrou em operação na sexta-feira (16), atende dez municípios da região e tem capacidade inicial de receber 500 toneladas de embalagens por ano.

Descarte correto garante reuso das embalagens de agroquímicos – O Presente  Rural

Fonte da imagem: o presente rural 29/02/2024

Com a nova central, Tocantins passa a somar seis unidades de recebimento ligadas ao Sistema, sendo três centrais e três postos de recebimento. A inauguração vem para atender um aumento da demanda motivado pela expansão da atividade agrícola que o Estado vivencia. Em 2023, Tocantins foi responsável pela destinação ambientalmente correta de 1.227 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

A nova central fica entre os municípios de Cariri e Gurupi, às margens da BR-153 (Rodovia Transbrasiliana). Além dessas duas cidades, a unidade atende também aos municípios de Peixe, Formoso do Araguaia (Posto), Alvorada, Aliança do Tocantins e entre outros municípios do Sul do Tocantins.

“O Tocantins é o Estado com o maior potencial de crescimento em área plantada do Brasil, com aumento anual próximo a 10%. Com isso, há um aumento na devolução de embalagens vazias de defensivos. Essa nova central vem suprir uma necessidade da região e melhorar essa estruturação de recebimento das embalagens pelos agricultores”, destaca Harthimes Gomes, Gerente Regional de Operações do inpEV.

Saiba mais sobre as Centrais de recebimento de embalagens

As centrais de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas são unidades com área mínima de 160 m2, geridas por associações de distribuidores, cooperativas ou pelo inpEV. São responsáveis pelo recebimento de embalagens lavadas e não lavadas; inspeção e classificação das embalagens entre lavadas e não lavadas; emissão de recibo confirmando a entrega das embalagens pelos agricultores; compactação das embalagens por tipo de material; e emissão de ordem de coleta para que o inpEV providencie o transporte para o destino (reciclagem ou incineração).

Tocantins ganha nova central de recebimento de embalagens vazias de defensivos  agrícolas - Revista Cultivar

Central de recebimento de embalagens em Tocantins

Sobre Sistema Campo Limpo e o inpEV

O Sistema Campo Limpo (SCL) é o programa brasileiro de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas, que tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes, registrantes e canais de distribuição), com apoio do poder público. Cada um tem seu papel e suas atribuições definidas por legislação específica.

O Sistema reúne mais de 260 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o País, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é a entidade gestora do Sistema Campo Limpo, com o processo regulamentado pela Lei Federal de Agrotóxicos nº 7.802/1989, revogada pela Lei nº 14.785/2023. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 198 fabricantes e nove entidades representativas da indústria, canal distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube, Instagram, LinkedIn e TikTok.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: defensivos agrícolas, embalagens, preservação ambiental, Tocantins

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram