EspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Colheita do algodão avança no país

Colheita do algodão avança no país
Agro Insight
Agro Insight
Colheita do algodão avança no país
/

(Transcrição Podcast)

Olá a todos! Vamos a mais um podcast Produtor com Valor em parceria com a Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.

Vamos ao nosso podcast de hoje, falando sobre uma das importantes commodities que é algodão, afinal de contas a colheita do algodão está avançando no país. Para vocês terem uma ideia, a colheita da safra 2020/21 está acelerada no Brasil, no Mato Grosso, principal produtor da pluma, boa parte das lavouras de primeira safra já foram colhidas e de acordo com a Conab, que é a Companhia Nacional de Abastecimento, a colheita chega um terço do total. Vale lembrar que a área plantada foi de 956.000 hectares, uma queda de 18% em relação à safra passada. Em relação às produtividades observadas, estão ainda abaixo da média alcançada na safra anterior, sendo consequência da escassez hídrica, visualizada em parte do ciclo, principalmente no período em certas lavouras passaram aí por fases críticas, como florescimento e formação das maçãs.

Além da estimativa de queda no rendimento médio tem também a redução de área plantada, dessa maneira a previsão é de 23% inferior ao obtido na temporada anterior, chegando aí a aproximadamente 1.608.000 toneladas de algodão em pluma. Na Bahia, que é o segundo maior produtor, mais de 60% do algodão já foi colhido e a quantidade chama atenção, isso segunda Associação baiana dos produtores de algodão Abapa.

E conforme acolhido as solteiras vão sendo destruídas para o controle do bico tudo do algodoeiro, que é uma das principais pragas, então com uma área plantada e de um pouco mais de 266.000 hectares sendo cerca de 153.000 hectares já colhidos a ponta e uma produtividade média de 52 arrobas por hectare. No Estado de Goiás também, mais da metade da área já foi colhida, ou seja, teve um avanço significativo nesta última quinzena agora do mês, entre o mês de julho e agosto mesmo com registro de queda de temperatura e geadas no sul do estado. Mas obteve também com isso, uma perda de qualidade da fibra em decorrência dessas intempéries. Afinal de contas os danos sobre as maçãs das plantas com o surgimento de podridões, claro né favorecidos até mesmo pelo excesso de umidade, enfim se a gente for avaliar de uma forma geral, ao todo, nós temos no Brasil 16 estados que cultivam a cultura do algodão e a produção nacional deve se tomar um pouco mais e 2.34 milhões de toneladas de pluma, mesmo assim apontando ainda uma queda de 22% em relação à safra anterior.

Muito obrigado a todos! Acompanhe as nossas podcast e também siga no canal Agro Insight no Instagram.

Um grande abraço!

Professor Omar Sabbag.

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu