Cerca de 14% dos alimentos do mundo são perdidos antes de chegar aos mercados

Diferenças técnicas entre convencionais e orgânicos

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Levantamento da FAO aponta problemática global. Programa internacional pode auxiliar pequenas e médias empresas em sua cadeia de abastecimento

Cerca de 20% dos alimentos são desperdiçados no mundo, diz ONU | ExameAproximadamente 14% dos alimentos produzidos globalmente são perdidos antes mesmo de chegarem aos mercados varejistas, conforme relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Esse desperdício não apenas representa uma ameaça de desabastecimento, mas também acarreta implicações econômicas e de insegurança alimentar.

São mais de 70 milhões os brasileiros que se encontram em algum grau de insegurança alimentar, conforme aponta o relatório do Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI). Enquanto isso, milhões de toneladas são desperdiçadas nas fases de produção, armazenamento, embalagem e transporte. Como alternativa, o Programa IFS Global Markets Food assegura o bom funcionamento das pequenas e médias empresas ao longo de sua cadeia de abastecimento, garantindo a segurança dos alimentos e prevenindo desperdícios.

O programa foi desenvolvido pelo International Featured Standards (IFS) e estabelece padrões rigorosos para a indústria alimentícia global. Ele busca não apenas garantir a conformidade com requisitos regulatórios, mas também promover uma abordagem gradativa e acessível à certificação para empresas de pequeno e médio porte.

“Todas as organizações envolvidas no processo de produção de alimentos precisam ter responsabilidade dobrada, pois a escassez de comida assim como alimentos contaminados, representam um risco à vida humana. Tudo deve estar dentro dos padrões de conformidade”, destaca Paulo Bertolini, diretor-geral da APCER Brasil, certificadora de origem portuguesa com atuação global.

A avaliação com os requisitos do IFS Global Markets Food possui reconhecimento internacional, conferindo às empresas vantagem competitiva no mercado e, consequentemente, aumento de lucro, considerando a redução dos riscos associados à perda de produtos.

“A abertura a novos mercados que o programa proporciona é, de fato, uma realidade. No entanto, trata-se também de uma questão vital para a sobrevivência do negócio, uma vez que os consumidores estão cada vez mais interessados em conhecer a procedência do que consomem. Torna-se lógico, portanto, que supermercados e varejistas prefiram produtos de organizações que tenham sua boa conduta comprovada”, conclui Bertolini.

Sobre a APCER

A APCER é uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos no site da APCER.

Assessoria de Comunicação da APCER Brasil

Assessores: Alexandre Lacerda, Ana Flavya Hiar e Andrezza Hernandes

Tel.: (11) 94834-5879 / (11) 3112-0020 / (11) 98368-4141

E-mail: flavyahiar@infographya܂com / andrezza܂hernandes@infographya܂com

Fonte da imagem: exame 26/12/2023

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: mercado varejista, Produção de alimentos, Segurança alimentar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram