EspecialistasProf. Dr. Omar Sabbag
0

Brasil tem 235 fazendas produtoras de soja certificada

Brasil tem 235 fazendas produtoras de soja certificada
Agro Insight
Agro Insight
Brasil tem 235 fazendas produtoras de soja certificada
/

(Transcrição Podcast)

Olá a todos! Vamos a mais um podcast Agro em Destaque 00em parceria com a Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.

Olha que interessante o podcast de hoje hein, falando em termos de soja, a importância no país, que já existe em 235 fazendas produtoras de soja certificada. Então, segundo alguns dados aí né da secretaria nacional de agricultura, foi realizado um levantamento pela organização global multissetorial, que é formada pelos principais representantes da cadeia da soja, que inclui os produtores, indústria, comércio, finanças e a própria sociedade civil organizada, e mostraram que a soja responsável e certificada, está presente em todas as regiões produtoras do país. Vale destacar que o Brasil é responsável por 83% da produção mundial, e em 2020 registrou a produção aproximada de 3.7 milhões de toneladas de grãos de soja certificada, com a perspectiva de aumento. Então os estados de Mato Grosso, Rondônia e Pará são grandes produtores de soja certificada, com 89 propriedades detentores do selo e com capacidade de produção de aproximadamente 1.7 milhão de toneladas da oleaginosa. Já os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, possuem 65 propriedades com uma colheita anual aproximada de 1.4 milhão de toneladas. Além disso outra região que surge com forte presença do grão certificado é o Mato Grosso do Sul e Goiás, apresentando 54 fazendas, correspondendo a produção em torno de 363.000 toneladas. Sequencialmente vem o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 22 fazendas produzindo 28 mil toneladas; São Paulo e Minas Gerais com 5 propriedades, como a produção estimada em 22.000 toneladas. Lembrando que nessas fazendas certificadas, mais de 785.000 hectares, trabalham com plantio direto, isso equivale a 73% da área total plantada e os outros 342 mil hectares com rotação de lavouras que equivalem aí a 32%. Então sendo o cultivo do algodão predominante na grande maioria dessas áreas. Ademais nas propriedades com este selo já existem 39 fazendas com sistema de integração lavoura-pecuária e vale destacar também que as certificações trazem consigo não somente avanços de boas práticas agrícolas, mas também significativos impactos sociais mesmo porque segundo alguns dados internos que foram levantados em 2020, existem mais de 10 mil funcionários diretos e mais de 25 mil funcionários indiretos nestas fazendas certificadas. Como eles possuem 60 horas de sessão de treinamento por funcionário, anualmente isso significa mais de 600 mil horas de treinamento, ou seja, respeito aos direitos trabalhistas, levando segurança e qualidade de vida aos colaboradores destas fazendas certificadas.

Em síntese, certificações representam boas práticas agrícolas e está presente em todas as regiões produtoras do Brasil, lembrando ainda a importância da agregação de valor das commodities.

Muito obrigado a todos! Acompanhe as nossas podcast e também siga no canal Agro Insight no Instagram.

Um grande abraço!

Professor Omar Sabbag.

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

outubro 2021
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu