AlgodãoCuradoriaNutrição
0

Efeito do Boro na qualidade da fibra do algodão

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Efeito do Boro na qualidade da fibra do algodão

Hoje, a curadoria enfatiza a importância do efeito do boro na qualidade da fibra do algodão.

A produtividade média do algodão brasileiro tem crescido em função da utilização de cultivares mais produtivos, maior rendimento de beneficiamento e programas de adubação mais eficientes. Contudo, a busca pela qualidade da fibra também é uma questão fundamental para a comercialização.

Dentre as diversas características tecnológicas da fibra de interesse da indústria têxtil, tanto para o rendimento industrial quanto para a qualidade do produto final, as mais importantes são: comprimento, uniformidade de comprimento, maturidade, espessura e resistência.

Nesse contexto, o boro é o micronutriente mais importante para o algodoeiro, em virtude de os solos cultivados serem, em sua maioria, pobres em matéria orgânica, principal fonte de boro no solo, e, também, pelo fato de sua disponibilidade ser reduzida com a elevação de pH após a calagem. Por isso, a manutenção da matéria orgânica do solo, uma calagem adequada e a utilização de adubos contendo boro tornam-se essenciais para o cultivo do algodão no Brasil.

No estudo de Cordeiro et al (2022), que avaliou a aplicação de boro em solos arenosos e argilosos, os autores observaram melhoria da qualidade das fibras nos dois tipos de solo:

  • a adubação boratada melhorou a resistência de fibra nos dois ambientes.
  • no solo arenoso, a aplicação de 1, 2 e 2 kg ha-1 de B (via ácido bórico, granubor e ulexita), apresentou os melhores resultados, com resistência de 30,6 gf tex-1.
  • no solo argiloso, a aplicação de 2 e 4 kg ha-1 de B (via granubor e ulexita, respectivamente), apresentou melhores índices de resistência de fibra chegando a 31,5 gf tex-1;
  • o índice de fibras curtas diminuiu com a aplicação do boro nos dois ambientes de produção. Com 1 kg ha-1 de B via ulexita diminuiu 2,1 e 1,56 pontos percentuais de fibra curtas em solo arenoso e argiloso, respectivamente;
  • na ausência de adubação boratada o índice de fibras curtas passou do limite tolerado (10%).
  • a capacidade de elongação da fibra aumentou em 18% (6,1% de elongação) e 16% (5,9% de elongação).
  • o teor foliar de boro do algodoeiro em pleno florescimento teve correlação positiva com a resistência da fibra nos dois ambientes de produção;
  • o aumento do teor foliar de boro diminuiu as porcentagem de fibras curtas (dois ambiente).

A partir dos resultados, os autores concluíram que a adubação boratada mesmo em ambientes de produção com teor adequado de boro no solo é de suma importância para melhorar a qualidade de fibra do algodoeiro, principalmente incrementar a resistência e diminuir o índice de fibras curtas.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Cordeiro, l.F. dos S. ; Detoni Filho, J.A.C.; Cordeiro, C.F. dos S.; Malenowtch, J.V.C.; Ferrari, S. ADUBAÇÃO BORATADA MELHORA A QUALIDADE DA FIBRA DO ALGODÃO CULTIVADO EM DOIS AMBIENTES DE PRODUÇÃO. 13º Congresso Brasileiro do Algodão. LIVRO DE RESUMOS. Salvador – BA, 16 a 18 de agosto de 2022.

Silva, E.S.;  Medeiros, D.A.; Dias, J.A.; Malta, A.O.; Silva, S.I.A. Adubação foliar nitrogenada e boratada na qualidade da fibra do algodão colorido (Gossypium hirsutum L.). Pesq. agropec. pernamb., Recife, 22, e201712, 2017.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: algodão, nutrição, têxtil

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram