Atualização sobre as condições das lavouras de Soja, Algodão e Milho

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria de hoje, vamos atualizar você sobre a situação das principais culturas de lavoura.

Soja

As áreas de soja encontram-se 98% semeadas. Em MT, a colheita iniciou na última semana, principalmente em áreas sob pivôs. As operações se intensificarão a partir da 2ª quinzena de janeiro. Na BA, a semeadura foi finalizada, com lavouras em boas condições, mas há excesso de umidade no solo e alta nebulosidade.

No RS, as altas temperaturas e escassez hídrica comprometem as plantas, que apresentam porte baixo e redução no número de vagens. Lavouras mais ao Sul estão em melhores condições. No PR, 43% das lavouras estão em condições médias ou ruins devido à falta de chuvas.

 Algodão

O algodão está 27% semeaduro. Em MT, a semeadura de 1ª safra está em reta final e a de 2ª safra está recém iniciada nas áreas colhidas de soja. Na BA, as lavouras de sequeiro do Extremo-Oeste já estão implantadas e as irrigadas devem concluir o plantio até fevereiro. No Centro Sul, a semeadura também avança, prevendo-se a finalização ainda em janeiro. Em GO, lavouras de 1ª safra já estão implantadas e com bom desenvolvimento. Plantio de 2ª safra deve começar a partir de meados de janeiro. Em MS, 97% da área semeada. Áreas ao Sul passam por estresse hídrico e Norte/Nordeste com umidade favorável.

Milho

O milho conta com 90% das lavouras semeadas. No RS há registros de lavouras com falhas na polinização, formação de espigas chochas e grãos leves devido à restrição hídrica. No PR, a escassez hídrica afeta principalmente lavouras em fases reprodutivas, e há perspectiva de redução no rendimento.

No MA a semeadura encontra-se atrasada, devido ao excesso de chuvas, e atinge 60% da área. Em GO, lavouras seguem em boas condições, com primeiras áreas ingressando à fase de enchimento de grãos.

Na BA, as operações de semeadura estão em fase final. As lavouras estão em boas condições, sem danos significativos por excesso de umidade.

REFERÊNCIAS

Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: algodão, lavouras, milho, soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
LinkedIn
YouTube
Instagram