(Curadoria Agro Insight)
Na curadoria de hoje, vamos atualizar você sobre a situação das principais culturas de lavoura.
Soja
As áreas de soja encontram-se 98% semeadas. Em MT, a colheita iniciou na última semana, principalmente em áreas sob pivôs. As operações se intensificarão a partir da 2ª quinzena de janeiro. Na BA, a semeadura foi finalizada, com lavouras em boas condições, mas há excesso de umidade no solo e alta nebulosidade.
No RS, as altas temperaturas e escassez hídrica comprometem as plantas, que apresentam porte baixo e redução no número de vagens. Lavouras mais ao Sul estão em melhores condições. No PR, 43% das lavouras estão em condições médias ou ruins devido à falta de chuvas.
Algodão
O algodão está 27% semeaduro. Em MT, a semeadura de 1ª safra está em reta final e a de 2ª safra está recém iniciada nas áreas colhidas de soja. Na BA, as lavouras de sequeiro do Extremo-Oeste já estão implantadas e as irrigadas devem concluir o plantio até fevereiro. No Centro Sul, a semeadura também avança, prevendo-se a finalização ainda em janeiro. Em GO, lavouras de 1ª safra já estão implantadas e com bom desenvolvimento. Plantio de 2ª safra deve começar a partir de meados de janeiro. Em MS, 97% da área semeada. Áreas ao Sul passam por estresse hídrico e Norte/Nordeste com umidade favorável.
Milho
O milho conta com 90% das lavouras semeadas. No RS há registros de lavouras com falhas na polinização, formação de espigas chochas e grãos leves devido à restrição hídrica. No PR, a escassez hídrica afeta principalmente lavouras em fases reprodutivas, e há perspectiva de redução no rendimento.
No MA a semeadura encontra-se atrasada, devido ao excesso de chuvas, e atinge 60% da área. Em GO, lavouras seguem em boas condições, com primeiras áreas ingressando à fase de enchimento de grãos.
Na BA, as operações de semeadura estão em fase final. As lavouras estão em boas condições, sem danos significativos por excesso de umidade.