Aplicativo ajuda o produtor de soja a dimensionar adequadamente a necessidade de fertilizante

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

O aplicativo Nutri Meio-Norte, módulo soja, é o recomendado pela Embrapa para os produtores dos cerrados do Piauí e do Maranhão, que iniciam o plantio na segunda quinzena de outubro. O aplicativo vai ajudar os agricultores a enfrentar a escassez e os altos preços dos fertilizantes, que sufocam o setor agrícola mundial há quase sete meses, com a guerra entre Ucrânia e Rússia.

No início de fevereiro, o saco de 50 quilos de cloreto de potássio, por exemplo, um dos fertilizantes mais usados, custava R$ 335,00. Hoje, já é vendido a R$ 420,00. Os russos estão em segundo lugar na produção de fertilizantes. O Canadá é o maior produtor. O Brasil ainda tropeça na produção de fertilizantes e importa 95% do cloreto de potássio usado nas lavouras das cinco regiões do País.

O aplicativo

O Nutri Meio-Norte é um aplicativo para avaliação do diagnóstico das folhas de soja com o uso de ferramentas de balanço nutricional para a região Meio-Norte do Brasil.

Usando um smartphone ou tablete, o agricultor pode baixar o aplicativo gratuitamente na internet pelos sistemas Android (Play Store) e  iOS (App Store). Em poucos segundos de manejo o Nutri Meio-Norte já disponibiliza um balanço nutricional da plantação de soja, com as quantidades de nutrientes e corretivos que a lavoura precisa. Essa tecnologia traz velocidade, precisão na gestão de uma lavoura de soja e economia, já que a cultura necessita de insumos cotados em dólar.

Vantagens do aplicativo
  • Auxilia o manejo adequado para adubação ou aplicação de fertilizante
  • Possibilita economia no uso de fertilizantes
  • Permite avaliar o estado e balanço nutricional pelos métodos DRIS (Sistema Integrado de Recomendação e Diagnóstico) e CND (Diagnose da Composição Nutricional)
  • Permite gerar relatórios com os resultados obtidos
  • Utiliza dados da região
  • Fácil manuseio
  • Gratuito
Passo a passo

Em poucos passos o produtor pode obter esse balanço nutricional, como orienta o pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, um dos responsáveis pelas informações técnicas. “Primeiro, ele tem que realizar a análise foliar da lavoura, feita por um laboratório especializado. Após abrir o aplicativo, o agricultor deverá inserir na página “análise foliar” dados obtidos na análise laboratorial das amostras de sua lavoura, como as quantidades dos macro e micronutrientes encontrados. Depois, ele deve escolher o método de análise, Recomendação e Dianóstico (DRIS) ou Diagnose da Composição Nutricional (CND), e clicar no botão “enviar”.

“Em seguida – prossegue – aparecerão os índices nutricionais em formato de gráficos de barra e radar. Ele deve clicar, então, em “gerar relatório” para abrir um formulário a ser preenchido sobre dados da propriedade, em talhão ou lavoura, como área plantada, data da coleta da folha diagnóstica e algum manejo realizado na área. Finalmente, ao clicar em “baixar”, os resultados gerados são armazenados no dispositivo em forma de relatório que pode ser compartilhado por e-mail ou programas de mensagens, como o WhatsApp”. O cientista destaca que, com o resultado, o produtor pode “adequar a adubação e ter eficiência no uso de nutrientes”.

A análise de tecido vegetal, que é conhecida também como análise foliar, tem como princípio básico de amostragem a seleção de partes da planta, como as folhas.

Baixar

Para baixar o Nutri Meio-Norte clique aqui

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Embrapa/Notícias – Aplicativo orienta produtor de soja a enfrentar escassez de fertilizantes. Desenvolvimento e Inovação. Setembro 2022.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: aplicativo, cerrados, ciencia, ciencia-e-tecnologia, inovacao, MATOPIBA, nutri-meio-norte, soja

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  
LinkedIn
YouTube
Instagram