(Curadoria Agro Insight)
O aplicativo Nutri Meio-Norte, módulo soja, é o recomendado pela Embrapa para os produtores dos cerrados do Piauí e do Maranhão, que iniciam o plantio na segunda quinzena de outubro. O aplicativo vai ajudar os agricultores a enfrentar a escassez e os altos preços dos fertilizantes, que sufocam o setor agrícola mundial há quase sete meses, com a guerra entre Ucrânia e Rússia.
No início de fevereiro, o saco de 50 quilos de cloreto de potássio, por exemplo, um dos fertilizantes mais usados, custava R$ 335,00. Hoje, já é vendido a R$ 420,00. Os russos estão em segundo lugar na produção de fertilizantes. O Canadá é o maior produtor. O Brasil ainda tropeça na produção de fertilizantes e importa 95% do cloreto de potássio usado nas lavouras das cinco regiões do País.
O aplicativo
O Nutri Meio-Norte é um aplicativo para avaliação do diagnóstico das folhas de soja com o uso de ferramentas de balanço nutricional para a região Meio-Norte do Brasil.
Usando um smartphone ou tablete, o agricultor pode baixar o aplicativo gratuitamente na internet pelos sistemas Android (Play Store) e iOS (App Store). Em poucos segundos de manejo o Nutri Meio-Norte já disponibiliza um balanço nutricional da plantação de soja, com as quantidades de nutrientes e corretivos que a lavoura precisa. Essa tecnologia traz velocidade, precisão na gestão de uma lavoura de soja e economia, já que a cultura necessita de insumos cotados em dólar.
Vantagens do aplicativo
- Auxilia o manejo adequado para adubação ou aplicação de fertilizante
- Possibilita economia no uso de fertilizantes
- Permite avaliar o estado e balanço nutricional pelos métodos DRIS (Sistema Integrado de Recomendação e Diagnóstico) e CND (Diagnose da Composição Nutricional)
- Permite gerar relatórios com os resultados obtidos
- Utiliza dados da região
- Fácil manuseio
- Gratuito
Passo a passo
Em poucos passos o produtor pode obter esse balanço nutricional, como orienta o pesquisador Henrique Antunes, da Embrapa Meio-Norte, um dos responsáveis pelas informações técnicas. “Primeiro, ele tem que realizar a análise foliar da lavoura, feita por um laboratório especializado. Após abrir o aplicativo, o agricultor deverá inserir na página “análise foliar” dados obtidos na análise laboratorial das amostras de sua lavoura, como as quantidades dos macro e micronutrientes encontrados. Depois, ele deve escolher o método de análise, Recomendação e Dianóstico (DRIS) ou Diagnose da Composição Nutricional (CND), e clicar no botão “enviar”.
“Em seguida – prossegue – aparecerão os índices nutricionais em formato de gráficos de barra e radar. Ele deve clicar, então, em “gerar relatório” para abrir um formulário a ser preenchido sobre dados da propriedade, em talhão ou lavoura, como área plantada, data da coleta da folha diagnóstica e algum manejo realizado na área. Finalmente, ao clicar em “baixar”, os resultados gerados são armazenados no dispositivo em forma de relatório que pode ser compartilhado por e-mail ou programas de mensagens, como o WhatsApp”. O cientista destaca que, com o resultado, o produtor pode “adequar a adubação e ter eficiência no uso de nutrientes”.
A análise de tecido vegetal, que é conhecida também como análise foliar, tem como princípio básico de amostragem a seleção de partes da planta, como as folhas.
Baixar
Para baixar o Nutri Meio-Norte clique aqui
BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS
Embrapa/Notícias – Aplicativo orienta produtor de soja a enfrentar escassez de fertilizantes. Desenvolvimento e Inovação. Setembro 2022.