Agricultores familiares do Pará lançam produtos diferenciados com foco na culinária local 

mercado hortaliças

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Notícias para o Agro)

Iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro, o projeto Tipitix fomenta o desenvolvimento de novos negócios na agricultura familiar de Barcarena

Que o jambu é o ingrediente mais comum em diversos pratos típicos paraenses, como o tacacá, todo mundo sabe. A novidade, agora, é encontrá-lo nos supermercados já cozido, pronto para o consumo. Essa foi a ideia de negócio, com base na própria produção agrícola familiar, de Carmem Gonçalves, 57 anos, do município de Barcarena (PA). Ela e mais 21 agricultores familiares receberam suporte do programa Tipitix para desenvolverem empreendimentos e apresentaram seus produtos. Ela e mais 21 agricultores familiares receberam suporte do programa Tipitix para desenvolverem empreendimentos e apresentaram seus produtos, este mês, em um evento na Estação das Docas, em Belém (PA).

Ao longo de duas etapas de desenvolvimento de negócios, os agricultores receberam todo o suporte em assessoria técnica para adequação de seu modelo de negócio com infraestrutura para o beneficiamento de produção; apoio em design, crédito e assessoria comercial para colocar o produto e/ou serviço no mercado; além de suporte administrativo e contábil para os procedimentos de formalização e gestão do negócio.

Muitos desses empreendedores já estão com produtos e serviços inseridos no mercado, alcançando Abaetetuba, Belém e outros estados como Maranhão e Minas Gerais. É o caso da Dona Carmem, com a sua empresa Bem Jambu, administrada por ela com o apoio do marido e dos filhos. Não é só a família da Carmem que lucra com a produção, pois o jambu utilizado é adquirido de outros agricultores, e assim toda uma cadeia é beneficiada.

“Sempre tive dificuldade de encontrar o jambu pronto para uso, então foi pensando nessa praticidade que resolvi investir na produção do jambu limpo, cozido e congelado para consumo. Quando vi a chamada para participar do projeto Tipitix, achei muito válido e interessante o incentivo e resolvi participar”, conta Carmem. Ela já comercializa seu produto em grandes redes de supermercado na capital e em outros estados.

Outra agricultora que tem apoio do Tipitix e já desenvolveu produtos com a marca de chocolates Vovó Bel é Abilene Pereira de Brito, de 60 anos, moradora da comunidade Canaã, em Barcarena. Os chocolates Vovó Bel nasceram de uma tradição familiar iniciada por Dona Isabel Pereira, mãe da Abilene, que produzia chocolates para distribuir às crianças da comunidade. Inspirada na mãe, Abilene segue produzindo o chocolate Vovó Bel, que recebeu apoio do projeto desde o primeiro ciclo, em 2021, quando desenvolveu as barrinhas de chocolate 30 e 60% cacau e, agora, participa do 4º ciclo com as cápsulas de chocolate com capuccino.

“Já comercializamos as barrinhas em eventos, na loja do Instituto Peabiru e outros parceiros do projeto e ajuda bastante na renda familiar. Com a ajuda da minha irmã Eliene, meu sobrinho Eric e das minhas filhas Isabel, Thalita e Raniely, conseguimos uma boa comercialização. Além dos produtos apoiados pelo projeto, por meio do suporte que recebemos desde o primeiro ciclo, em que aprimoramos nossos conhecimentos e habilidades, desenvolvemos outros produtos, como licores, doces e bombons artesanais de chocolate. Nos nossos bombons de chocolate com recheios tradicionais utilizamos cacau em pó produzido em pilão de madeira, um diferencial”, conta Abilene.

Ela também envolve outros agricultores na cadeia de produção, pois a sua produção de cacau não é suficiente para a demanda de produtos, e ela precisa adquirir o cacau por meio de parcerias com agricultores de Barcarena.

Sobre o Tipitix

O programa Tipitix é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), da Fundação Mitsui Bussan do Brasil e do Instituto Peabiru voltado para o Empreendedorismo Agroalimentar Comunitário, visando a promoção de soluções de desenvolvimento sustentável na Amazônia. O FSH, organização sem fins lucrativos, foi instituída em 2019 com o compromisso conjunto das empresas Hydro, Albras e Alunorte. Somente em 2022, o Fundo investiu R$ 5,5 milhões em projetos e ações sociais.

O Tipitix proporciona um espaço de beneficiamento e uma unidade de negócio que oferece uma formação completa para diferentes empreendedores e grupos sociais acessarem novos mercados.  Com investimento de R$ 3 milhões, em 2021, o programa atendeu 10 produtores no 1º ciclo, tendo desenvolvido 14 produtos. No 2º ciclo de negócios, em 2022, selecionou 10 projetos. Nos 3º e 4º ciclos mais de 30 agricultores familiares de Barcarena, foram beneficiados, ampliando a comercialização para além da própria localidade.

Entre os produtos já lançados no mercado estão: geleias de açaí e muruci; cobertura para sorvete de açaí, taperebá e cupuaçu; chopp de frutas pão de queijo de macaxeira; farofa; farinha e goma de tapioca; maniva; jambu cozido; urucum; compota de frutas; cocada; temperos e molho de pimenta.  Saiba mais sobre o Tipitix, clicando aqui .

In Press Porter Novelli

Renata Grieco

Consultor de Comunicação Sênior

+ 55 21 99375-0693


*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Produção orgânica, Segurança alimentar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

julho 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram