Adubos orgânicos podem contribuir para reduzir dependência de fertilizantes importados

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Produtos têm condições de complementar em até 50% o uso de minerais em numerosas culturas

Os adubos orgânicos têm potencial para ajudar no êxito do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF), cuja nova concepção foi apresentada recentemente pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Avaliação é do engenheiro agrônomo Fernando Carvalho Oliveira, responsável técnico pelos adubos da Tera Nutrição Vegetal.

Adubos orgânicos podem contribuir para reduzir dependência

O especialista explica que o produto contribui muito para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, possibilitando ganhos de produtividade. “Além disso, o que é muito importante, se administrado conjuntamente, pode complementar/reduzir em até 50% o uso de fertilizantes minerais, dos quais o Brasil importa cerca de 87% do total que utiliza, ao custo elevadíssimo de US$ 25 bilhões anuais”.

Portanto, a ampliação do uso dos orgânicos é congruente com a meta do PNF, de contribuir para a redução da dependência externa, de modo que, até 2050, a produção nacional passe a suprir cerca de metade da demanda brasileira. Esses objetivos são ainda mais relevantes se for considerado o quadro geopolítico mundial, pois países atualmente envolvidos em conflitos, como Ucrânia, Rússia e Israel, são produtores importantes de fertilizantes minerais. Ademais, as guerras costumam provocar problemas logísticos no comércio internacional, dificultando o transporte, que também podem sofrer aumento nos custos. Isso ocorre com o petróleo, commodity que exerce uma influência significativa nos custos e na produção de fertilizantes, que já registrou alta nos preços devido ao conflito entre Israel e Hamas.

O engenheiro agrônomo explica que a Tera Nutrição Vegetal é responsável pela representação e comercialização dos fertilizantes orgânicos compostados produzidos pela Tera Ambiental, da qual é uma unidade de negócios. “Além de ambientalmente sustentáveis e um exemplo perfeito de economia circular, uma que vez que têm origem na reciclagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais processados na Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí, no interior paulista, o grande potencial desses produtos está em seu conteúdo de matéria orgânica, substâncias húmicas, microrganismos, macro e micronutrientes”.
Adubos orgânicos podem contribuir para reduzir dependência de fertilizantes importados | PANDORA NEWS – Sua caixa de notícias

Por isso, os fertilizantes orgânicos proporcionam múltiplos benefícios ao sistema solo-planta, desde os aspectos nutricionais dos vegetais e melhorias nas propriedades físicas, químicas e biológicas da terra, promovendo ganhos de produtividade. Podem ser utilizados em quaisquer culturas. Destacam-se o café, cana-de-açúcar, grãos, citros, frutíferas tropicais e de clima temperado, florestas de eucalipto, hortaliças, tubérculos, pastagens, parques, jardins, floreiras e plantas ornamentais.

 

Fonte – imagem 1; eaemaq

Fonte – imagem 2: pandoranews

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: adubo, fertilizantes orgânicos, sistema solo-planta

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram