Dra Fernanda da Motta XavierEspecialistas
0

A importância do vigor de sementes

A importância do vigor de sementes

Muitas dúvidas ainda existem sobre o significado de vigor de sementes ou ainda qual a sua importância para a agricultura. Essas perguntas ainda fazem parte do cotidiano de muitos produtores rurais.

Para entendermos o conceito de vigor é necessário primeiramente entender a importância da utilização de técnicas que visem o incremento da produtividade das culturas.

Um fato importante se dá através da utilização de sementes de elevada qualidade, pois estas podem representar um diferencial de produtividade, já́ que apresentam maior vigor e germinação. Isto reflete em lavouras bem estabelecidas e com estande de plantas adequado, mesmo com densidades de semeadura mais baixas.

Avanços na tecnologia de produção de sementes vem ocorrendo ao longo dos anos, visando o aumento do rendimento das culturas, sendo que dentre esses avanços encontra-se a qualidade das sementes utilizadas nas lavouras.

No entanto, uma vez que as sementes são semeadas no campo, ficam expostas a vários fatores bióticos (pragas e doenças) e abióticos (clima) que podem interferir no seu desempenho afetando a germinação e alterando a uniformidade de emergência das plântulas.

Nesse cenário, para obtenção de uma lavoura de sucesso é necessário a utilização de sementes de alta qualidade. As quais devem apresentar excelentes características fisiológicas e sanitárias, como altos níveis de vigor, germinação e sanidade, bem como garantia de pureza física e varietal.

1. Germinação, pureza e sanidade

A germinação, a pureza e a sanidade são critérios de qualidade aceitos e determinados por análise em laboratórios de análise de sementes. No entanto hoje em dia já não são mais os mais eficientes. Lotes de sementes aprovados devem além de apresentar elevada qualidade, manifestar alta capacidade de emergência a campo, o que muitas vezes pode não ocorrer.

Dessa forma, tentando entender melhor o conceito de vigor de sementes é importante ressaltar que o vigor da semente surgiu como um critério de qualidade, principalmente, no que se refere ao comportamento no campo. A expressão vigor de sementes foi utilizada durante muitos anos, mas somente nas últimas décadas se reconheceu como um fator de qualidade e se compreendeu seus efeitos sobre o comportamento da semente a campo.

2. Vigor

O vigor de sementes compreende as propriedades da semente que determinam o potencial para emergência e desenvolvimento rápido e uniforme de plântulas normais, sob ampla diversidade de condições ambientais. Diante disso, é de suma importância que sejam semeados sempre lotes de sementes com alto vigor, pois esses, são potencialmente capazes de ter um bom desempenho mesmo em condições desfavoráveis para a espécie.

Deste modo, observa-se sua importância para a agricultura, que é o rápido e uniforme estabelecimento da população adequada de plantas. O desempenho das sementes a campo é o grande determinante de sucesso na lavoura. O vigor das sementes modifica o desenvolvimento vegetativo e está frequentemente relacionado a produtividade das culturas.

Na Figura 1 observa-se uma lavoura de soja semeadas com sementes de elevado vigor.

FIGURA 1 – Lavoura de soja, utilizando sementes de alto vigor. Fonte: Portal do Agronegócio (2021).

É importante enfatizar que o uso de sementes de baixo vigor pode acarretar um inadequado estande de plantas, pois as sementes apresentarão reduzida velocidade na germinação e na emergência, produzindo plantas com menor tamanho inicial, acarretando menor produção de matéria seca, menor área foliar e reduzida taxa de crescimento, podendo afetar o estabelecimento da cultura, o seu desempenho ao longo do ciclo e provocar prejuízos no rendimento final.

Esta situação pode se agravar sob condições desfavoráveis de cultivo, quando não são fornecidas condições de semeadura apropriadas, como velocidade, profundidade e momento adequado de semeadura, sendo estas, condições abióticas mais desfavoráveis para o bom desenvolvimento das culturas.

Por outro lado, sementes de alto vigor podem se sobressair nessa condição abiótica desfavorável. Nestes casos, as plântulas emergem rapidamente e apresentam superioridade nos processos metabólicos, pois iniciam o processo fotossintético mais cedo, favorecendo o crescimento da parte aérea e do sistema radicular das plantas.

Na Figura 2 pode-se verificar uma comparação de sementes de alto e baixo vigor na mesa lavoura.

FIGURA 2 – Diferenças na lavoura utilizando de sementes de baixo e alto vigor. Fonte: Brasmax Genética (2021).

Dentro de uma população de plantas, a competição normalmente ocorre por luz, nutrientes e água. Assim, associando plantas originárias de sementes com diferentes níveis de vigor, provavelmente as plantas com maior crescimento afetarão a intensidade e a competição por luz incidente sobre as plantas com menor crescimento na comunidade vegetal e, por consequência, isso refletirá no desenvolvimento e na produção individual destas plantas. Dessa forma, espera-se que as plantas oriundas das sementes mais vigorosas proporcionem maior e mais rápido sombreamento da superfície do solo, ocasionando um melhor fechamento dos espaços entre as linhas e favorecendo o controle das plantas invasoras.

Diante do exposto, é de fundamental relevância que produtores em geral tenham conhecimento da importância do vigor das sementes e não somente levar em consideração a porcentagem de germinação emitida no boletim de análise de sementes.

3. Importância dos testes

Existem diversos testes para avaliar o vigor de sementes. Alguns focam nos aspectos físicos, outros avaliam atividades fisiológicas, existem ainda os que levam em consideração alterações bioquímicas associadas ao vigor, e por fim, há os testes que avaliam o comportamento das sementes sob condições desfavoráveis.

CONSIDERAÇÕES

O uso de sementes de alta qualidade (vigorosas) propicia uma maior produtividade com um melhor estabelecimento inicial da lavoura, aumentando a eficiência de uso de fertilizantes e corretivos, reduzindo os prejuízos causados pela competição com plantas daninhas por garantir a adequada população de plantas e por evitar a dispersão de sementes de plantas daninhas e de doenças.

Nos próximos artigos será detalhado o vigor das sementes para culturas especificas. 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

agosto 2022
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu