Lei estadual prevê distribuição gratuita de medicamentos à base de cannabis pelo SUS; Câmara Setorial da SAA acompanha as discussões
Em reunião realizada no dia 14 de dezembro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo recebeu a NHG Fitofármacos & Nutracêuticos, empresa especializada no desenvolvimento e comercialização de produtos farmacêuticos à base de cannabis. Durante o encontro, a farmacêutica apresentou iniciativas para o aproveitamento industrial e medicinal da planta.
José Carlos Faria Junior, Coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Agricultura, enfatizou o compromisso da Secretaria em desenvolver uma política voltada especialmente para o uso industrial da planta. O potencial para o estabelecimento de uma cadeia produtiva completa, que beneficie produtores e agroindústria, recebeu destaque. Entretanto, a iniciativa ainda carece de marco regulatório.
A Câmara Setorial de Fibras Naturais e Ervas Medicinais da SAA mantém um fórum permanente de discussão em colaboração com toda a cadeia produtiva. Dentre as diretrizes delineadas para os trabalhos da Câmara Setorial sobre o tema, estão a avaliação do comportamento e a adaptação de diferentes cultivares/genótipos de cânhamo industrial no Estado. A discussão visa determinar metodologias e práticas agronômicas para a caracterização, propagação, manutenção e melhoramento genético das cultivares estudadas.
Além disso, recebem destaque o potencial da fibra de cânhamo industrial para a indústria e a criação e desenvolvimento de uma cadeia produtiva completa de beneficiamento e industrialização de fibras de cânhamo, explorando seus subprodutos e contribuindo para a iniciativa de tornar o Estado de São Paulo carbono neutro até 2030. Essas estratégias visam alavancar a indústria e proporcionar desenvolvimento sustentável.