(Curadoria Agro Insight)
Olá pessoal do Agro!
Na curadoria Agro Insight de hoje, trouxemos uma novidade no mercado de crédito agrícola. Trata-se da primeira emissão de CRA Verde coletivo do mundo e que está sendo realizada no Brasil.
De acordo com a matéria “Avaliada em US$ 11 milhões, primeira emissão de CRA Verde coletivo do mundo é realizada no Brasil”, realizada pela Forbes AGRO, um grupo de produtores do Centro-Oeste serão os pioneiros, em todo o mundo, em uma nova modalidade de crédito agrícola.
Trata-se de da emissão de CRA (Certificado de Recebíveis Agrícolas), com valor total de R$ 63,3 milhões. Para isso, o grupo recebeu a certificação verde após seguir os Critérios Agrícolas da Climate Bonds Initiative (CBI), organização internacional que é referência global no desenvolvimento dos critérios de rotulagem para esse tipo de transação.
Segundo a matéria da Forbes AGRO, a ação é resultado da parceria entre as empresas Produzindo Certo, a Traive e a Finance e Gaia Impacto.
O CRA Verde.Tech, tem como lastro a emissão, por parte dos produtores, de 17 CPRs (Cédulas de Produto Rural), em que estão vinculados, além de compromissos produtivos e financeiros, uma série de metas de desempenho socioambiental em suas propriedades.
Os compromissos assumidos pelos produtores permitirão a preservação de 24.667 hectares de áreas protegidas com vegetação nativa intactas – sendo 2.505 hectares de matas ciliares no entorno de 387 quilômetros de rios e 141 nascentes.
Um dos principais benefícios do CRA Verde.Tech ao produtor é a liberdade para a utilização dos recursos. Além disso, o custo final para os produtores foi inferior aos normalmente praticados no mercado.
Como funciona o CRA Verde.Tech?
- Produtores interessados procuram as empresas parceiras e solicitam o crédito. Suas propriedades serão avaliadas através do diagnóstico socioambiental da Produzindo Certo.
- O segundo passo é a análise de crédito e risco, feita de forma inteligente, rápida e desburocratizada pela Traive.
- Com o crédito aprovado, a operação é estruturada, com a emissão da CPR-F, que servirá de base para a emissão do CRA Verde.Tech. A Gaia é quem cuida desse processo e intermedia a negociação do CRA no mercado financeiro.
- Os recursos obtidos pela emissão do CRA são transferidos diretamente para a conta do produtor.
Fonte: Forbes AGRO