Sem categoria
0

Manejo racional da irrigação: via Planta

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Nos últimos anos, diversos estudos vêm demonstrando que a própria planta é o melhor indicador para o manejo da irrigação, pois expressa de forma direta o seu estado hídrico.

Desta forma, foram desenvolvidos métodos utilizados para a realização do manejo da irrigação via planta, tais como: potencial de água no ramo, potencial de água na folha, grau de turgescência das folhas, variação do diâmetro do tronco, temperatura do dossel vegetativo.

Atualmente, um dos métodos de manejo via planta mais utilizado é a determinação do potencial de água no ramo e/ou folha. Para a determinação do potencial de água ramo/folha utiliza-se a câmara de pressão do tipo “Scholander” Scholander et al. (1965).

A determinação do potencial de água no ramo/folha expressa a integração dos efeitos do sistema solo-água-planta-atmosfera. E desta forma, o potencial de água na planta expressa a eficiência com que a água é transportada pela planta.

No entanto, a grande demanda de medições intensivas e saídas à campo, para coletar os dados torna esse método trabalhoso. Além disso, pelo fato do manejo da irrigação via planta ser mais complexo, o manejo da irrigação vêm sendo realizado preferencialmente via clima, via solo ou através de ambos.

Para um maior aprofundamento no tema recomenda-se o seguinte artigo científico:

MONTEIRO, A. B.; REISSER, C.; ROMANO, L. R.; TIMM, L. C.; TOEBE, M. Water potential in peach branches as a function of soil water storage and evaporative demand of the atmosphere. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 40, 2018.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

SCHOLANDER, P.; BRADSTREET, E. D.; HEMMINGSEN, E.A.; HAMMEL, H.T. Sap pressure in vascular plants: Negative hydrostatic pressure can be measured in plants. Science, New York, v.148, n.3668, p.339-346, 1965.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: câmara de Scholander, Irrigação e drenagem, Potencial de água na folha, Potencial de água no ramo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram