♣ Outubro marca mais um grande desempenho na história de abertura de novos mercados ♣
Em outubro, o número de aberturas de novos mercados para produtos agrícolas brasileiros alcançou o segundo maior resultado histórico, com 34 novos mercados em 12 países. Esse número se aproxima das 35 aberturas registradas em todo o ano de 2019, ficando atrás apenas de setembro de 2024, que alcançou 55 novos mercados. Esse desempenho reflete o fortalecimento da presença do Brasil no comércio internacional de produtos agrícolas.
Entre as novas oportunidades, destacam-se as exportações de algodão para a Arábia Saudita, sementes para o Gabão e a Colômbia, amêndoas de cacau e erva-mate para a União Eurasiática, e carne de ovinos para o Catar. O Brasil já alcançou 192 aberturas de mercado em 48 destinos somente em 2024, atingindo um total de 270 mercados desde o início do terceiro mandato do presidente Lula e da gestão do ministro Carlos Fávaro no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, atribui esse crescimento ao trabalho conjunto dos ministérios envolvidos e à atuação dos adidos agrícolas.
A expansão de mercados tem impulsionado as exportações brasileiras, que atingiram US$ 14,19 bilhões em setembro de 2024, representando um aumento de 3,6% em comparação ao mesmo mês de 2023. Nos últimos doze meses, o agronegócio brasileiro somou US$ 166,19 bilhões em exportações, registrando um crescimento de 1,8% em relação ao ano anterior. Essa evolução é resultado do trabalho conjunto do Mapa e do Ministério das Relações Exteriores, com o apoio da ApexBrasil nas ações de promoção internacional.
Brasil e Peru assinam acordo para abertura de mercado entre os países
Nesta terça-feira (5), o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, e o embaixador do Peru, Rómulo Acurio, assinaram um acordo de abertura de mercado que permitirá a exportação de maçãs brasileiras ao Peru e de citros peruanos ao Brasil. Esse é um marco importante, pois, até agora, o Peru importava maçãs apenas do Chile. Com esse acordo, o Brasil se torna o segundo país a acessar esse mercado. Fávaro destacou a importância de relações comerciais equilibradas, onde ambos os países se beneficiam com exportações e importações.
Durante o evento, o embaixador Acurio expressou satisfação com o acordo, considerando-o um marco nas relações comerciais entre os dois países, que há três anos não firmavam um pacto desse tipo. Após a assinatura, Fávaro e a delegação peruana discutiram estratégias de comércio e logística, abordando o Porto de Chancay, um projeto liderado pelo governo chinês no Peru, que deverá facilitar o escoamento da produção brasileira para a China e novos mercados asiáticos.
O ministro ressaltou a relevância do Porto de Chancay para as exportações brasileiras, especialmente para a China, o maior parceiro comercial da América Latina. A nova rota, mais curta, promete otimizar o transporte de produtos como soja, milho e carnes, reduzindo os custos e o tempo de exportação. O embaixador peruano mencionou o aumento das operações no Porto de Tabatinga e antecipou que o Porto de Chancay deve aumentar ainda mais o comércio entre os países, fortalecendo as relações comerciais e ampliando oportunidades no mercado asiático para o agronegócio brasileiro.
Fontes:
Mapa 09/11/2024
Imagem: freepik, 2024