Chuvas moderadas estão previstas para São Paulo e Mato Grosso do Sul, com maiores volumes esperados no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O aumento gradual da umidade deve se estender até o norte dessas regiões, ajudando a reduzir as temperaturas e melhorando as condições para as culturas agrícolas. Esse clima mais úmido contribui também para a diminuição significativa dos incêndios, que têm sido frequentes com o calor intenso. A expectativa é que, com as instabilidades climáticas, a primeira quinzena de outubro termine com temperaturas mais amenas e menos focos de incêndio, especialmente em áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
A nova frente fria que se formou sobre o centro-sul do Brasil está trazendo chuvas que devem se intensificar nos próximos dias, especialmente no Sul, onde volumes superiores a 100mm podem causar transtornos. Essas precipitações, além de reduzir o calor, vão ajudar a combater incêndios e aumentar a umidade do solo em áreas produtoras, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Na segunda quinzena de setembro, a moagem de cana no Centro-Sul do Brasil registrou uma queda de 13,62%, totalizando 38,83 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período da safra anterior. No entanto, no acumulado da safra 2024/2025, a moagem já soma 505,08 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,35% em relação ao ciclo anterior. A qualidade da cana também apresentou melhoria, com o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingindo 160,01 kg por tonelada, uma variação positiva de 3,72% em relação à safra anterior. No acumulado da safra, o índice registra 141,02 kg de ATR por tonelada, um leve aumento em comparação com o ciclo passado.
Fonte: Climatempo 13/10/2024