Chuvas ajudam a controlar incêndios em áreas de Cana

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Close-up de água na gramaChuvas moderadas estão previstas para São Paulo e Mato Grosso do Sul, com maiores volumes esperados no interior de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O aumento gradual da umidade deve se estender até o norte dessas regiões, ajudando a reduzir as temperaturas e melhorando as condições para as culturas agrícolas. Esse clima mais úmido contribui também para a diminuição significativa dos incêndios, que têm sido frequentes com o calor intenso. A expectativa é que, com as instabilidades climáticas, a primeira quinzena de outubro termine com temperaturas mais amenas e menos focos de incêndio, especialmente em áreas de cultivo de cana-de-açúcar.
A nova frente fria que se formou sobre o centro-sul do Brasil está trazendo chuvas que devem se intensificar nos próximos dias, especialmente no Sul, onde volumes superiores a 100mm podem causar transtornos. Essas precipitações, além de reduzir o calor, vão ajudar a combater incêndios e aumentar a umidade do solo em áreas produtoras, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste.
Na segunda quinzena de setembro, a moagem de cana no Centro-Sul do Brasil registrou uma queda de 13,62%, totalizando 38,83 milhões de toneladas em comparação com o mesmo período da safra anterior. No entanto, no acumulado da safra 2024/2025, a moagem já soma 505,08 milhões de toneladas, representando um crescimento de 2,35% em relação ao ciclo anterior. A qualidade da cana também apresentou melhoria, com o índice de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) atingindo 160,01 kg por tonelada, uma variação positiva de 3,72% em relação à safra anterior. No acumulado da safra, o índice registra 141,02 kg de ATR por tonelada, um leve aumento em comparação com o ciclo passado.

Fonte: Climatempo 13/10/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: chuvas, cultivo de cana-de-açucar, culturas agrícolas, focos de incêncio, umidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram