Fique informado e compartilhe nas suas redes sociais (Informações gerais – 27/10 a 01/11 de 2023)

Déficit de Armazenagem de Grãos no Brasil

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Fique informado e compartilhe nas suas redes sociais

GERAIS

Monitoramento Semanal das Condições das Lavouras (atualizado em  23 de outubro de 2023)

Grupo SH Brasil :: Saiba como aproveitar os benefícios dos grãos e sementes na alimentação.

 Fonte da imagem: Gruposhbrasil 30/10/2023

Destaques da semana

Arroz – A taxa de semeadura atingiu 41,1%. No estado do Rio Grande do Sul, o processo de semeadura avançou consideravelmente, sobretudo nas regiões da Fronteira Oeste e Sul, enquanto, na Planície Costeira Externa e na região Central, a semeadura não ultrapassou 10% da área planejada devido às chuvas volumosas. Por outro lado, na região da Campanha e no Sul, houve um progresso significativo, e a maioria das lavouras está atualmente em estágio de emergência. Em Santa Catarina, algumas áreas tiveram que interromper o plantio devido ao excesso de chuvas, resultando em alagamentos em várias localidades, causando tombamento das plantações e prejuízos no desenvolvimento das culturas. No Maranhão, as lavouras irrigadas, principalmente, estão nas fases reprodutivas, e a colheita já alcançou 26% das áreas cultivadas. No estado de Goiás, a semeadura chegou a 20% da área total, e as lavouras estão em boas condições sanitárias, no estágio de desenvolvimento vegetativo. Em Mato Grosso, o início da semeadura ocorreu de forma limitada devido à escassez de chuvas. No Tocantins, o progresso na semeadura atingiu 17% da área estimada, sendo Formoso do Araguaia a região mais adiantada nesse processo.

Feijão 1ª Safra – Aproximadamente 18.6% da terra foi plantada. No estado do Paraná, aproximadamente 70% da área já está com plantações em crescimento. A maior parte das plantações está atualmente em seu estágio vegetativo, com algumas áreas entrando na fase reprodutiva. A maioria das plantações tem boas condições de crescimento. No entanto, a abundância de chuvas tem causado problemas como erosão do solo, falhas na germinação e dificuldades na manutenção das plantações. Em Goiás, as primeiras áreas irrigadas já estão em processo de plantio. Em Minas Gerais, o processo de plantio começou a um ritmo mais lento, à espera de condições climáticas mais favoráveis em termos de regularidade e quantidade. Em São Paulo, o plantio está ocorrendo de maneira intensa, com cerca de 80% da área total já plantada. A maior concentração de cultivos ocorre na região de Paranapanema, Avaré, Itapeva e Itaí. As condições gerais das plantações estabelecidas são altamente favoráveis.

 

Milho 1ª Safra – 33,0% de semeadura na região de MG é observado, onde o cultivo permanece principalmente nas áreas irrigadas. O RS, por outro lado, destaca-se pelo desenvolvimento positivo da cultura, com as primeiras áreas semeadas já entrando na fase reprodutiva. Em algumas regiões, entretanto, a acumulação de água tem causado falhas no estande e interferido na execução das práticas agrícolas. No PR, o plantio está perto de ser concluído, com a maioria das áreas exibindo um bom progresso. Contudo, as chuvas excessivas têm gerado erosão, problemas de germinação e afetado as atividades de manejo da cultura. Em SC, as condições das lavouras variam de boas a regulares, em grande parte devido às dificuldades na semeadura e no manejo das culturas devido ao excesso de chuva. Em SP, a semeadura continua a avançar lentamente devido à alta quantidade de precipitação.

Soja – 28.4% da área de cultivo foi semeada. Em Mato Grosso, o plantio foi suspenso em várias regiões devido à diminuição das chuvas e às altas temperaturas. Apesar disso, as lavouras estão apresentando um desenvolvimento satisfatório. No Rio Grande do Sul, o solo excessivamente úmido está impedindo a operação das máquinas e a progressão do plantio, mas as lavouras já implantadas estão se desenvolvendo bem. Na maior parte do Paraná, as lavouras estão prosperando, no entanto, em algumas áreas do Extremo Oeste e Norte, o desenvolvimento das culturas está atrasado devido à escassez de chuvas. Em Goiás, o ritmo de plantio está lento devido à falta de chuvas, e em algumas áreas do sul, pode ser necessário replantar. Mato Grosso do Sul está vendo o plantio progredir em todas as regiões, com precipitações pontuais ocorrendo em todo o estado. Em Minas Gerais, o plantio foi interrompido em várias regiões devido à irregularidade das chuvas, e na Bahia, o plantio ocorreu apenas em áreas irrigadas. São Paulo enfrentou atrasos no plantio devido ao excesso de chuvas, enquanto em Tocantins, as baixas precipitações interromperam o plantio em várias regiões. Em Santa Catarina, o excesso de chuvas está prejudicando o estabelecimento inicial da cultura.

Trigo – A colheita atingiu 59,2%. No Rio Grande do Sul, as chuvas tiveram um impacto negativo, retardando o progresso da colheita e desencadeando a germinação precoce nas espigas das lavouras maduras. Além disso, a produtividade está sendo prejudicada pela alta incidência de doenças no estágio final do ciclo, resultando na redução do pH dos grãos. No Paraná, aproximadamente 80% das lavouras já foram colhidas, mas a ocorrência de chuvas tem interrompido ocasionalmente o processo de colheita, afetando a qualidade de parte das culturas.Em São Paulo, a colheita já foi concluída, e é notável que as lavouras mais tardias tenham apresentado uma qualidade superior. Em Santa Catarina, a instabilidade climática tem tido um impacto significativo na evolução da colheita, além de prejudicar a qualidade das lavouras e dos grãos colhidos. As doenças do final do ciclo agrícola reduziram consideravelmente o potencial produtivo das lavouras que estão entrando na fase de maturação

Fonte: MonitoramentoZdasZCondiesZdasZLavourasZ-ZSUINFZ16-10ZaZ23-10.pdf  30/10/2023

Mercado

Algodão/Brasil | Safra 2022/2023

A colheita da safra de algodão 2022/2023 no Brasil foi finalizada, e agora o próximo passo é aguardar o processo de beneficiamento, que envolve a separação da fibra e da semente. Até o momento, cerca de 59% da produção nacional já passou por essa etapa. No entanto, comparado ao mesmo período do ano anterior, o ritmo de beneficiamento está 20 pontos percentuais atrasado, considerando o início de outubro.

Em uma reviravolta, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) aumentou suas projeções para a safra 2022/2023 durante a 72ª reunião ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e Derivados, que ocorreu em 3 de outubro de 2023, sob o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). De acordo com a entidade, espera-se uma produção de 3,23 milhões de toneladas de fibra nesta safra, o que representa um aumento de 26,5% em relação à safra anterior, 2021/2022.

Safra 2023/2024

Para a safra 2023/2024, as primeiras previsões da Abrapa indicam um aumento de 8,4% na extensão de terras destinadas ao cultivo de algodão, prevendo que chegará a 1,81 milhão de hectares. A produção, inicialmente esperada, está estimada em 3,29 milhões de toneladas, um aumento de 2% em comparação com a safra anterior.

Atualmente, a projeção de produtividade para a próxima safra é bastante conservadora, prevendo uma redução de 5,9%. Se essa redução se concretizar, a colheita resultaria em uma média de 1.818 quilos de pluma por hectare.

De acordo com os dados do CPC NOAA, há uma probabilidade considerável de que o fenômeno climático El Niño esteja presente durante o desenvolvimento da safra brasileira no primeiro semestre de 2024, com chances superiores a 70%. De outubro de 2023 a fevereiro de 2024, a predominância do El Niño é de 100%, conforme relatado pelo instituto americano. O El Niño geralmente está associado a menores índices de chuva na região Nordeste do Brasil e a temperaturas acima da média no centro-oeste do país.

Exportação acumulada no ano safra (ago/2023 a set/2023)

De agosto a setembro de 2023, a China se destacou como o principal destino das exportações de algodão brasileiro, absorvendo 161,7 mil toneladas, o que equivale a 56% do total exportado. Isso representou um aumento de 16 pontos percentuais na participação chinesa em comparação com o mesmo período de 2022. Notavelmente, o Egito, que não era um mercado disponível para o algodão brasileiro até o ano passado, agora ocupa a décima posição na lista dos principais destinos das exportações de algodão do Brasil.

Esses dados foram obtidos a partir de informações do ComexStat, datadas de outubro de 2022. No acumulado de agosto a setembro de 2023, o Brasil exportou um total de 291 mil toneladas de algodão, gerando uma receita de US$ 537,1 milhões. Isso representou um aumento no volume exportado de 17,4% em relação ao mesmo período de 2022, marcando um início promissor para o período comercial 2023/24.

Preços do algodão

No mês de setembro de 2023, o índice Cepea/Esalq registrou uma ligeira redução de 2,1% e encerrou o período com um valor de 81,01 centavos de dólar por libra-peso. Comparativamente, em relação ao mesmo período do ano anterior, observamos uma queda acumulada de 23% nas cotações nacionais em moeda estrangeira. Já em Nova Iorque, o contrato com vencimento em dezembro de 2023 teve um declínio de 3,1% no mês, com uma cotação de 87,2 centavos de dólar por libra-peso. As informações foram obtidas a partir de fontes do Cepea e da ICE Futures, no mês de outubro de 2023.

Quanto ao diferencial médio entre os preços nacionais e internacionais, ao final do mês de agosto, ele atingiu 607 pontos negativos. Esse desempenho é uma consequência do aumento na oferta nacional, que é comum com o término da colheita, e geralmente resulta em um diferencial negativo para as cotações nacionais durante o terceiro e quarto trimestres do ano.

Fonte: Abrapa e associações estaduais, 12 de outubro de 2023. Abrapa 30/10/2023

Clima

 

Fonte da imagem: Tempo agora

Resumo das Condições Climáticas Observadas de Precipitação pluviométrica registradas durante o período de 25 a 29 de outubro de 2023

Na Região Norte, observou-se um registro de acumulação de chuva nos últimos cinco dias, com destaque para Tocantins, que apresentou valores inferiores a 70 mm. No entanto, na porção setentrional da região, os acumulados de chuva foram consideravelmente baixos. Regiões notáveis incluem Peixe (TO) com um total de 69,4 mm de precipitação e Vilhena (RO) com 58,0 mm.

Na maior parte da Região Nordeste, não houve acúmulo significativo de chuva, caracterizando um cenário predominante de tempo seco e baixa umidade relativa do ar, com valores inferiores a 35%. No entanto, algumas áreas isoladas da Bahia registraram quantidades modestas de chuva, com 44,2 mm em Belmonte (BA) e 23,6 mm em Itamaraju (BA).

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os maiores acumulados de chuva nos últimos cinco dias foram notados, principalmente, nas áreas da Região Sudeste, com valores superiores a 50 mm. Destacam-se os registros em Carmo (RJ) com 139,2 mm, Dourados (MS) com 119,0 mm e Passa Quatro (MG) com 105,8 mm. Além disso, ocorreram baixos índices de umidade relativa do ar, abaixo de 35%, nessas regiões.

Na Região Sul, por outro lado, foram observados volumes expressivos de chuva nos últimos cinco dias, particularmente no Paraná e em Santa Catarina, com números atingindo 338,2 mm em Dois Vizinhos (PR), 265,0 mm em Laranjeiras do Sul (PR), 242,0 mm em Foz do Iguaçu (PR) e 231,2 mm em Dionísio Cerqueira (SC). Em outras partes da região, os acumulados de chuva foram menores que 100 mm, com registros ainda mais baixos, inferiores a 30 mm, no extremo sul do Rio Grande do Sul e no sudeste de Santa Catarina.

Fonte:  INMET   INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°43/2023

Eventos e cursos do agronegócio

AGRO BRASIL – 2ª edição. INSCRIÇÕES ABERTAS!

DATA DE INÍCIO: 7 de novembro de 2023 08:30
DATA FINAL: 7 de novembro de 2023 19:10
LOCALIZAÇÃO: Mato Grosso (MT)
CATEGORIA: Seminários
ENDEREÇO: Av. Bernardo Antônio de Oliveira Neto, s/n – Santa Marta, Cuiabá – MT, 78043-903

Para saber mais e inscrições: Agroagenda 26/10/2023

Curso Embrapa – Introdução à produção orgânica de maracujá
DATA DE INÍCIO: 09 de novembro de 2023 08:00
ENDEREÇO: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Guanambi – Guanambi – Bahia
Evento Online e grátis
Maiores informações e inscrição: Agroagenda 30/10/2023
Encontro do abelheiro

DATA DE INÍCIO: 3 de novembro de 2023 08:00
DATA FINAL: 5 de novembro de 2023 12:00
CATEGORIA: Encontros
ENDEREÇO: Acapesu – Av. Flores da Cunha, 404 – Boa Vista, Carazinho – RS
Evento Online e grátis
Maiores informações e inscrição: Agroagenda 30/10/2023

 

XXVIII Cob Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Agronômica

DATA DE INÍCIO: 6 de novembro de 2023 08:00
DATA FINAL: 10 de novembro de 2023 13:00
CATEGORIA: Congressos
ENDEREÇO: Acapesu – Av. Flores da Cunha, 404 – Boa Vista, Carazinho – RS EMAIL – [email protected]
Evento Online e grátis

Maiores informações e inscrição: Agroagenda 30/10/2023

75º Curso DIACOM: Tetrazólio e Patologia de Semente

DATA DE INÍCIO: 06 de novembro de 2023 08:00

DATA FINAL: 10 de novembro

ORGANIZAÇÃO: Embrapa
Endereço: Rodovia Carlos João Strass – Distrito de Warta, PR
EMAIL: [email protected]
 Telefones: (43) 3371-6078 | (43) 3371-6067
Maiores informações e inscrição: Agroagenda 30/10/2023
IV Encontro de Entomologia e Conservação da Biodiversidade

DATA DE INÍCIO: 6 de novembro de 2023 08:00
DATA FINAL: 10 de novembro de 2023 12:00
CATEGORIA: Encontro – Grátis e online
Evento Online e grátis

Maiores informações e inscrição: Agroagenda 30/10/2023

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Arroz, clima, Eventos agro, feijão, milho, Monitoramento da lavoura, precipitação, Safra, soja, trigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram