Plantas daninhas importantes em pastagens e lavouras

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Controle da duas plantas tóxicas para os bovinos

Na curadoria de hoje, trouxemos um material sobre o controle da duas plantas tóxicas para os bovinos e que estão difundidas nos campos brasileiros.

Maria Mole (Senecio brasiliensis)

O Brasil possui um rebanho bovino com cerca de 172 milhões de cabeças (IBGE, 2017). Sabe-se que existe no País pelo menos 131 plantas tóxicas pertencentes a 79 gêneros (RIET-CORREA et al., 2017). Da população total de bovinos, 5% morre anualmente por diferentes causas e laboratórios de diagnóstico de diversos Estados registram que 10% a 14%. Dos casos de morte em bovinos devem-se à intoxicação por plantas, mas o prejuízo é ainda maior se, no caso de intoxicação por Senecio spp. (seneciose), considerarmos as perdas indiretas como baixa produtividade dos animais acometidos, custos com tratamento que é ineficaz, já que não há medicação capaz de reverter o quadro após a
manifestação dos sinais clínicos, entre outros gastos, pois a doença é evolutiva e irreversível. Na seneciose, a morbidade varia de 1% a 30%, mas a taxa de letalidade é praticamentede 100% (MÉNDEZ; RIET-CORREA, 2008).

 Figura 1: Maria Mole (Senecio brasiliensis)

Foto: Imagem disponível em: Agrolink.

Plantas do gênero da maria-mole causam graves prejuízos à saúde animal e à cadeia produtiva da bovinocultura (KARAM; MOTTA, 2011).

Caruru (Amaranthus palmeri)

O caruru é considerado uma das plantas daninhas mais difíceis de serem controladas, devido às suas características biológicas e ao atual quadro de resistência a herbicidas de diferentes mecanismos de ação. Trata-se de uma eudicotiledônea nativa da região centro-sul dos Estados Unidos e norte do México, adaptada as condições de clima
árido (CHAHAL et al., 2015).

A prevenção é a melhor estratégia para evitar a disseminação dessa espécie. O manejo do caruru-palmeri contribuirá para que as culturas preservem o seu potencial produtivo, além de evitar a sua disseminação na área.

Figura 2: Horta das corujas

Foto: Imagem disponível em: Horta das corujas

Práticas de manejo: Rotação de culturas e de mecanismos de ação; A utilização de plantas de cobertura auxilia na supressão da emergência do caruru-palmeri; Arranquio manual  e Controle químico, que deve de ser realizado de forma meticulosa. Os herbicidas devem ser aplicados no estádio de desenvolvimento apropriado da infestante para que o controle seja consistente.

Podcast (Prosa Rural)

A maria mole e o caruru são plantas daninhas que causam prejuízos na pecuária e reduzem significativamente o rendimento de colheita, por serem tóxicas, se ingeridas pelos animais, ou por serem extremamente invasivas, crescendo e se multiplicando com rapidez.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

EMBRAPA. Notícias – Controle de plantas indesejadas, como a maria mole e o caruru.  Produção animal, Julho de 2023.

Karam, F.S.C. Recomendações para o controle da maria-mole. Porto Alegre : SEAPDR / DDPA, 2020. 21 p. ; il. – (Comunicado Técnico, ISSN 2675-5998; 2).

Gazziero, D.L.P. Caracterização e manejo de Amaranthus palmeri /Dionísio Luiz Pisa Gazziero, Alexandre Ferreira da Silva. – Londrina: Embrapa Soja, 2017. 39 p.

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram