ClimaCuradoriaNotícias
0

PLANEJAMENTO: Previsão agroclimática para setembro, outubro e novembro de 2022

Enfezamento do milho

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Com o objetivo de ajudar produtores e técnicos no planejamento das atividades, hoje vamos apresentar a previsão climática para os meses de setembro, outono e novembro de 2022. A previsão foi realizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e apresentada através do Boletim Agroclimatológico Mensal.

 Prognóstico Agroclimático para o período de setembro, outubro e novembro de 2022

 Região Norte

A previsão climática indica predomínio de chuvas acima da média climatológica em grande parte da Região Norte, devido principalmente à atuação do fenômeno La Niña e do padrão de águas mais aquecidas próximo à costa.

No oeste do Acre e sudoeste do Amazonas, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre. A temperatura média do ar deverá prevalecer próxima e ligeiramente acima da climatologia em toda a região.

A previsão do balanço hídrico indica que as áreas com armazenamentos elevados concentrarão principalmente no noroeste da região nos meses de setembro e outubro. Em áreas do Acre, Rondônia e sul do Amazonas é previsto um ligeiro aumento do armazenamento já em outubro, enquanto nas demais áreas, como em grande parte do Tocantins, o retorno das chuvas poderá elevar os níveis de água no solo no mês de novembro. Entretanto, em áreas do norte do Pará, leste de Roraima e no Acre, a previsão indica uma redução do armazenamento nos próximos três meses.

Região Nordeste

A previsão indica chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda a região, principalmente no extremo sul da Bahia e oeste do Maranhão. Assim como na Região Norte, a continuidade das chuvas na Região Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa.

A temperatura do ar deve predominar dentro da média histórica em grande área da região, exceto no Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte em que as temperaturas devem ser ligeiramente acima da média nos próximos meses.

Mesmo com acumulados de chuva previstos próximos ou acima da média nos próximos meses, a previsão indica uma expansão da área com baixos níveis de armazenamento em áreas do leste da região. Os acumulados de chuva acima da média previstos no centrossul da Bahia e sul do Maranhão e do Piauí irão elevar os níveis de água no solo, principalmente em novembro.

Região Centro-Oeste

A previsão do multi-modelo indica tendência de a precipitação ser próxima e acima da média histórica em praticamente toda região, exceto no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

As previsões indicam que as temperaturas devem ser próximas e ligeiramente acima da média climatológica nos próximos meses, principalmente no Mato Grosso do Sul.

Os níveis de água no solo em praticamente todos os estados do Centro-Oeste foram impactados negativamente devido a redução das chuvas durante os meses de inverno, o que é característico da região. Porém, as previsões indicam um retorno gradual das chuvas a partir do mês de outubro, o que ocasionará um ligeiro aumento dos níveis de água do solo, principalmente em áreas do Mato Grosso e Goiás, chegando a valores acima de 80% no mês de novembro em grande parte da região. 

Região Sudeste

São previstos volumes de chuva próximos e abaixo da média para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do centrossul de Minas Gerais. Para o Espírito Santo e parte norte de Minas Gerais, a previsão indica totais de chuva acima da climatologia do trimestre.

A temperatura do ar nos próximos meses deverá ser próxima da média histórica em praticamente todos os estados, exceto no sudoeste de Minas Gerais e oeste de São Paulo, onde são previstas temperaturas ligeiramente abaixo da média.

A previsão de chuvas dentro ou ligeiramente abaixo da média na região reduzirá a umidade do solo em áreas do norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo, principalmente em setembro. Entretanto, a partir de outubro, o retorno das chuvas poderá elevar o armazenamento de água no solo em grande parte da região, principalmente em Minas Gerais, sul de São Paulo e em áreas litorâneas. Já em áreas do Triângulo Mineiro e oeste de São Paulo, as chuvas poderão ser mais irregulares, desfavorecendo o armazenamento de água no solo.

Região Sul

Para a Região Sul, a previsão é de chuvas abaixo da média climatológica em toda a região, principalmente nos meses de outubro e novembro, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode causar.

A temperatura do ar deverá prevalecer próxima da climatologia no período, exceto no norte do Paraná, que são previstos temperaturas ligeiramente acima da média histórica.

Os volumes de chuva observados nos últimos meses em grande parte da região mantiveram os níveis de umidade no solo elevados, e mesmo com a previsão indicando chuvas abaixo da média em grande parte da região, principalmente nos meses de outubro e novembro, os níveis de armazenamento de água no solo previstos ainda se manterão elevados.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Boletim Agroclimatológico / Instituto Nacional de Meteorologia. – v.57 n.09 – (2022) – Brasília: Inmet, 2022.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Evapotranspiração, planejamento agrícola, precipitação, previsão do tempo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

abril 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram