Soja Baixo Carbono na Embrapa

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Soja Baixo Carbono terá primeiro dia de campo na Embrapa Soja

Brasil acelera para a certificação da soja baixo carbono | Agro Estadão

A apresentação das diretrizes técnicas para certificação da soja baixo carbono foi o tema de abertura do primeiro dia de campo sobre Tecnologias para Produção de Soja Baixo Carbono,  realizado no dia 3 de setembro, partir das 8h40, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR), para um público estimado de 150 participantes, entre produtores, técnicos, acadêmicos e profissionais do agronegócio. Na sequência, haverá uma palestra sobre a integração das boas práticas agrícolas no processo produtivo.

A partir das 10h20, a programação fora realizada na Vitrine do Programa Soja Baixo Carbono, com os seguintes arranjos conduzidos na entressafra: milheto, nabo e trigo; milho e braquiária ruzziziense; assim como crotalária ochroleuca e braquiária ruzizensis. “A proposta no dia de campo é apresentar os resultados das produtividades das culturas, a massa seca produzida, assim como uma estimar o impacto no acúmulo de carbono”, diz o pesquisador Henrique Debiasi, da Embrapa Soja. “Temos resultados mostrando que no Paraná, ao se introduzir a braquiária consorciada com o milho segunda safra, em sucessão à soja, por exemplo, houve um aumento significativo na produtividade da soja. A rentabilidade foi 11% superior ao sistema padrão da região”, calcula o pesquisador.

Segundo a chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Carnevalli, a programação das estações técnicas contará ainda com a apresentação dos benefícios da inoculação e da coinoculação em soja e o uso do Manejo Integrado de Pragas (MIP) no alcance de uma produção de soja mais sustentável. O objetivo é demonstrar as tecnologias que podem contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE). O evento realizado na Vitrine de Tecnologias do Programa Soja Baixo Carbono, foi uma iniciativa da Embrapa Soja com sete empresas apoiadoras – Bayer, Bunge, Cargill, Coamo, Cocamar, GDM e UPL – que objetiva agregar valor à soja produzida em sistemas que contribuam para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, responsáveis do aquecimento global.

Fonte: Embrapa 02/09/2024

Imagem: Embrapa Soja/Divulgação Agroestadao 02/09/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: braquiaria, dia-de-campo, entressafra, Milheto, milho, nabo, soja baixo carbono, trigo

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

setembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  
LinkedIn
YouTube
Instagram