(Transcrição Podcast)
Olá a todos!
Vamos a mais um podcast Agro Insight, conteúdo de qualidade disponível em um só lugar.
Vamos ao nosso podcast de hoje falando sobre uma das principais commodities do país, que a soja brasileira, ela possui uma tecnologia para o aumento de produção sem pressionar as florestas.
Então segundo algumas informações da Embrapa, que é a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o desenvolvimento de tecnologias permite ao país, que é líder na produção, produzir o grão com sustentabilidade e sem pressionar as áreas de florestas, mesmo considerando os cenários de aumento de demanda do grão para os próximos anos.
O Brasil que é líder nessa produção dessa principal commodity produziu então na safra 2019/20 mais de 125 milhões de toneladas, lembrando que a soja ocupa aproximadamente 37 milhões de hectares e o aumento da demanda global e consequentemente da sua produção é um desafio para todos nós, que vai requerer engajamento de toda a cadeia produtiva, aplicação então de alta tecnologia e práticas sustentáveis como o plantio direto já tem permitido incremento da produção por unidade de área.
A recuperação de áreas como exemplo né, as pastagens degradadas também tem permitido o aumento de sua produção. Além disso, a preservação de florestas nativas também é outra estratégia para o agronegócio quanto ao seu aspecto social econômico e ambiental. Afinal, nós estamos falando da importante trilogia da sustentabilidade, destaca-se que além de preservar a floresta como patrimônio nacional, o país detém domínio tecnológico para dobrar a sua produção nas áreas que já cultiva soja ou ainda recupera áreas em pastagens degradadas, por meio de novas recomendações de manejo, bem como a introdução de sistemas mais eficientes antes, por meio da integração lavoura-pecuária e Floresta.
Outra inovação existente na agricultura tropical foi o processo de intensificação agrícola, ou seja, o uso de 2 ou 3 ciclos de cultivos por ano na mesma área, que nós chamamos de safra e safrinha, o que implica reduzir a área necessária para mesma produção, também chamado de Efeito Poupa Terra.
Enfim, tecnologia e ciência a serviço da produtividade e sustentabilidade do agricultor, e rumo em frente para o Agro.
Muito obrigado a todos! Um forte abraço!
Acompanhe as nossas podcast e também sigam no canal Agro Insight do Instagram.
Professor Omar Sabbag da Unesp de Ilha Solteira