Plataforma interativa organiza dados estratégicos o agronegócio

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Plataforma interativa organiza dados estratégicos para a logística do agronegócio

A nova versão do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira (SITE-MLog), desenvolvida pela Embrapa Territorial, foi lançada com diversas melhorias. Gratuita e acessível no Portal da Embrapa, a plataforma fornece dados atualizados sobre dez cadeias produtivas, como soja, milho e algodão, permitindo análises detalhadas por meio de mapas e gráficos interativos. O sistema integra informações sobre produção, exportação, armazenagem, processamento e demanda de insumos agrícolas, auxiliando no planejamento estratégico do setor agropecuário.
Criado em 2018 a pedido do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o SITE-MLog consolidou dados dispersos em diferentes bancos de informações. A nova versão, lançada durante a celebração dos 35 anos da Embrapa Territorial, oferece séries históricas de produção de 1990 a 2023 e exportação de 1997 a 2023. Além disso, o sistema organiza dados por microrregiões, identificando áreas de alta concentração produtiva, como as responsáveis por 25% da produção nacional de milho ou bovinos.
Os painéis interativos apresentam informações detalhadas sobre exportações, incluindo volumes, valores e rotas de transporte. Por exemplo, o Porto de Santos é um dos principais pontos de escoamento, enquanto portos do Sul destacam-se para galináceos e suínos. A delimitação de bacias logísticas atualizadas com dados de 2023 também possibilita uma visão estratégica das principais rotas de exportação no Brasil, ajudando a identificar gargalos logísticos e propor melhorias na infraestrutura.
Uma inovação da nova versão é o mapeamento de armazenagem e processamento. Agora, o sistema identifica armazéns, usinas de etanol, frigoríficos e beneficiadoras de grãos, detalhando localização, capacidade e tipo de operação. Essa informação permite aos produtores negociar melhor sua produção e planejar períodos de comercialização, além de apontar vulnerabilidades em regiões com baixa infraestrutura.
Pela primeira vez, o SITE-MLog apresenta um mapa interativo da demanda por nutrientes agrícolas, como NPK, calcário e gesso, considerando sete culturas agrícolas. Essa estimativa inédita baseia-se em indicadores científicos e taxas de exportação de nutrientes, mostrando a necessidade de reposição no solo e mapeando a disponibilidade de insumos no território nacional.
A plataforma também mantém uma área de estudos logísticos, com publicações técnicas e científicas. O trabalho para tratar os dados brutos envolve padronização de unidades de medida e adaptação às mudanças na metodologia de coleta de informações ao longo das décadas. Por exemplo, os dados de exportação foram reorganizados para incluir não apenas portos, mas também unidades de fronteira e outros pontos de saída internacional.
A transformação de dados brutos em mapas interativos é um dos grandes desafios enfrentados pela equipe da Embrapa. Isso inclui ajustes para lidar com alterações no formato de dados fornecidos pelo Ministério do Desenvolvimento e a espacialização das informações para torná-las úteis ao planejamento logístico. O sistema busca qualificar os números e oferecer ferramentas que auxiliem na tomada de decisão estratégica.
Com essas melhorias, o SITE-MLog consolida-se como uma ferramenta essencial para o planejamento e desenvolvimento da agropecuária brasileira, agregando valor aos dados e otimizando a gestão da produção, exportação e logística no setor.
Fonte: Portal Embrapa 03/12/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: armazenagem, beneficiadoras de grãos, comercialização, dados atualizados, Exportação, frigoríficos, gargalos logísticos, gestão da produção, gráficos interativos, logística no setor, mapeamento, planejamento, Plataforma interativa, usinas de etanol

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram