Hoje vamos abordar questões importantes no momento do plantio das lavouras, como a população e espaçamento de plantas e como calcular o número de plantas por metro linear, a taxa de semeadura e a quantidade de semente necessária.
Em função de avanços nas máquinas de semeadura (maior precisão), de cultivares mais adaptadas, de melhoria da capacidade produtiva dos solos e da semeadura direta, entre outros fatores, a população padrão de plantas de soja foi reduzida gradativamente, nos dois últimos anos, de 400 mil para, aproximadamente, 320 mil plantas por hectare, porque as condições acima permitem melhor crescimento e maior rendimento por planta.
Esse número de plantas pode variar, ainda, em função da cultivar, do regime de chuvas da região (volume e distribuição) no período de implantação e de crescimento das plantas e da data de semeadura. Em áreas mais úmidas e/ou em solos mais férteis (fertilidade natural ou construída), onde, com frequência, ocorre acamamento das plantas, a população pode ser reduzida de 20%-25% (ficando em torno de 240-260 mil plantas), quando em semeadura de novembro, para evitar acamamento e possibilitar maior rendimento. Em semeaduras de outubro e de dezembro, é recomendável, na maioria das situações, especialmente em regiões/áreas onde a soja não apresenta porte alto, ou para cultivares que se comportam assim mesmo na melhor época de semeadura, não reduzir a população para menos de 300 mil plantas, para evitar o desenvolvimento de lavouras com plantas de porte muito baixo. Em condições extremas, é aconselhável até aumentar para 350-400 mil plantas/ha. Indica-se espaçamento entre fileiras de 40 a 50 cm. Espaçamentos mais estreitos podem resultar em maior rendimento, fechamento mais rápido da cultura, contribuindo para o controle das plantas daninhas, mas dificultam a realização de operações de cultivo entre fileiras e a penetração das gotas de pulverizações até as folhas da base do dossel das plantas (Garcia, 2021).
População de plantas
A densidade de semeadura da soja é um dos fatores primordiais para atingir altas produtividades e a rentabilidade desejada.
Para melhor aproveitar os nutrientes no solo e, consequentemente, alcançar melhores resultados, o arranjo espacial ideal deve ser respeitado.
O simples fato das plantas estarem equidistantes, no espaçamento correto, permite a máxima absorção de água e nutrientes, reduzindo a competitividade entre si.
Além desses fatores, o desenvolvimento de plantas daninhas fica prejudicado e a facilidade de penetração de defensivos é potencializada se o espaçamento for respeitado.
A recomendação média de população de plantas é de cerca de 300 plantas por hectare.
Em condições favoráveis ao acamamento, deve-se utilizar populações de 200-250 mil plantas por hectare.
Os espaçamentos que propiciam maiores produtividades são os menores. Porém, devido a limitações de semeadoras no mercado, são indicados espaçamentos entre 40 cm e 50 cm.
Embora já existam máquinas que semeiem em espaçamentos menores que estes citados, não é possível realizar o cultivo entre fileiras sem acarretar perdas significativas pelo amassamento da cultura.
Plantas por metro linear
O número de plantas por metro linear pode ser calculado de acordo com a seguinte fórmula:
Nº de plantas por metro = (população de plantas por hectare x espaçamento em metros) / 10.000
É interessante colocar uma porcentagem de sementes a mais, cerca de 5% ou 10%, uma vez que estas sementes podem ser atacadas no campo por pragas e/ou doenças.
Para uma população de 250.000 plantas/ha, com um acréscimo de 10%, a população final será de 275.000 plantas/ha.
Supondo uma população de 275.000 plantas/ha e um espaçamento de 40 cm temos a equação:
Nº de plantas por metro = (275.000 x 0,4m) / 10.000
Nº de plantas por metro = 11 plantas/metro linear
O número de plantas por metro linear, neste caso de 275.000 plantas/ha, com espaçamento de 40 cm, seriam 11 plantas/metro linear.
Taxa de semeadura
Após ter calculado o número de plantas que queremos por metro linear de sulco, temos que calcular a necessidade de sementes frente ao poder germinativo de cada híbrido.
Como sabemos, nem todas as sementes colocadas no solo germinarão.
No rótulo de cada híbrido de soja está indicado o poder germinativo das sementes.
Número de sementes por metro = (número de plantas por metro x 100) / Percentual de germinação
Supondo no nosso exemplo de 11 plantas/metro linear e poder germinativo de 80%, teríamos:
Número de sementes por metro = (11 plantas por metro x 100) / 80
Número de sementes por metro = 13,75 ou 14 sementes por metro linear
Com esse poder germinativo de 80%, a semeadora deveria estar regulada para distribuir aproximadamente 14 sementes/metro.
Quantidade de semente necessária
-
Conhecer o peso de 1000 grãos
O peso de 1000 grãos de soja é necessário para o cálculo da quantidade de quilos de sementes necessárias.
Existem variações nos pesos de 1000 grãos, mas, geralmente, ficam por volta de 140 g a 220 g a cada 1000 grãos de soja.
-
Cálculo da quantidade de sementes
Supondo no nosso caso um estande desejado de 250 mil plantas por hectare, poder germinativo de 80% e inserção de 10% a mais na quantidade de sementes no campo, a equação ficaria dessa maneira:
Número de sementes/hectare = (estande desejado x 100) / percentual de germinação) x 1.1 (aumento de 10%)
Número de sementes/hectare = (250.000 x 100) / 80) x 1.1 (aumento de 10%)
Número de sementes/hectare = 343.750
Para calcular a quantia em Kg que serão utilizados por hectare, podemos utilizar uma simples regra de três.
Supondo que o peso de 1000 sementes seja 200g:
1000 grãos ——————– 200g
343.750 grãos —————- X gramas
X = 68.750 gramas
Teríamos que comprar cerca de 68.750g de soja ou cerca de 68,75 kg de soja por hectare.