Brasil em 50 Alimentos
O livro comemorativo dos 50 anos da Embrapa foi premiado na primeira edição do Jabuti Acadêmico, na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. A obra revela a origem, nutrientes, usos e chegada ao Brasil de 50 produtos que hoje são cultivados ou produzidos no País e o papel da ciência para melhorar a qualidade deles e atender aos mercados interno e externo. A cerimônia premiação foi realizada no dia 6 de agosto, em São Paulo, e contou com a presença do organizador do livro, Jorge Duarte, e da presidente da Embrapa, Silvia Masshurá. “Esse trabalho tem a participação de mais de 150 empregados da Embrapa. É um prêmio de todos”, declarou Duarte.
Em 359 páginas, a publicação destaca a diversidade e a relevância da produção de alimentos em nosso país e sua importância global, ressaltando a conexão com a produção científica brasileira. Os alimentos foram escolhidos considerando sua importância econômica e social, e, particularmente, a contribuição da ciência brasileira em seu desenvolvimento.
Cada alimento é apresentado em seis páginas com textos, gráficos, fotos e ilustrações. É feita sua descrição, apresentada a origem, curiosidades, nutrientes, usos e expansão geográfica. Uma seção visual traz os principais dados econômicos e sociais, incluindo informações sobre produtividade, produção, exportações e locais de produção. Um texto apresenta a trajetória da ciência por trás da evolução do alimento em terras brasileiras. Como acréscimo, apresenta seis produtos agrícolas em que a ciência brasileira também é destaque.
O livro pode ser baixado gratuitamente no site da Embrapa (Brasil em 50 alimentos. – Portal Embrapa)
Embrapa participa em outros livros premiados
Outra obra laureada com o Jabuti Acadêmico tem como coautores pesquisadores e analistas da Embrapa. O livro Inseticidas botânicos no Brasil: aplicações, potencialidades e perspectivas recebeu o primeiro lugar na categoria Ciências Agrárias e Ciências Ambientais.
Vasconcelos é uma das autoras do capítulo que trata da legislação que regula a coleta e acesso ao patrimônio genético das espécies envolvidas nas pesquisas de controle biológico. Para ela, a premiação é bastante oportuna, pois joga luz sobre um obra de 44 especialistas, que reúne o todo o conhecimento atualizado sobre as pesquisas brasileiras com inseticidas à base de plantas. “Ela há de ser referência para professores, pesquisadores e estudantes interessados no tema”, acredita a analista da Embrapa.
Além dessas, a publicação Eletrofiação e nanofibras: Fundamentos e aplicações, vencedora da categoria Química e Materiais, tem como coorganizador o pesquisador Daniel Corrêa, chefe-adunto de Pesquisa da Embrapa Instrumentação. Publicado pela editora Atena, o livro aborda aplicações das nanofibras eletrofiadas no desenvolvimento de tecnologias voltadas a diferentes setores como meio ambiente, alimentos, medicina, fotônica e energia. A obra de 532 páginas é gratuita e no formato acesso aberto (open access) contendo trabalhos de 77 autores atuantes em mais de 20 instituições de ensino e pesquisa (o livro pode ser baixado neste link).