Curadoria
0

Livro: Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores

(Curadoria Agro Insight)

Na curadoria de hoje trouxemos o livro Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores, uma publicação da Embrapa que vem para ajudar agricultores e técnicos no entendimento da importância, das vantagens e na identificação dos insetos benéficos.

A agricultura brasileira tem demonstrado resultados significativos nos últimos anos, em grande parte pela utilização de novas tecnologias, incluindo genética superior e boas práticas agrícolas. O controle biológico de pragas por meio de insumos biológicos ou bioinsumos é uma destas novas práticas, e compõe o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Para colaborar com os agricultores, técnicos e extensionistas públicos e privados, no reconhecimento de organismos benéficos e em como efetivamente utilizá-los na propriedade agrícola, a Embrapa Milho e Sorgo lança o livro Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores. O autor da obra é o pesquisador Ivan Cruz, mestre e doutor em entomologia, manejo integrado de pragas e controle biológico. Segundo ele, a disponibilidade de produtos não é  garantia do sucesso no controle de pragas. “O sucesso poderá acontecer tão logo haja adequada capacitação e uso de novos processos agropecuários, associados a cada produto biológico”, orienta.

Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) lançou o Programa Nacional de Bioinsumos, valorizando ainda mais esta prática, com o intuito de difundir as tecnologias. “Em função desta demanda e de novas ações, é visível o número crescente de produtos biológicos no Brasil, já comercializados e em desenvolvimento por diferentes empresas”, conta o pesquisador. Dois fatores importantes, citados por Cruz, são a sensibilização dos agricultores sobre os benefícios do controle biológico e o treinamento contínuo de agentes de extensão rural e de agricultores.

Ele conta que o livro poderá ser atualizado periodicamente com novas fotos. “Com uso das fotos aqui publicadas e novas imagens de agentes de controle biológico encontrados localmente, em associação com as diferentes espécies de pragas, teremos o treinamento contínuo dos agricultores. Essas informações servirão para compor uma base de dados de acesso aberto para o reconhecimento dos inimigos naturais e das pragas”, diz.

Frederico Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo ressalta que esta temática se insere no contexto e na dinâmica dos movimentos criativos para a segurança alimentar, com produtividade e sustentabilidade. “O livro é o resultado de contribuições de profissionais em diferentes épocas, muitas delas referenciadas nos textos da publicação, bem como de instituições parceiras, tais como CNPq, Fapesp, Fapemig, Universidades e Grupo Vittia.”

Importância do controle biológico

Os dados de pesquisa de campo obtidos e publicados por diferentes pesquisadores no exterior e principalmente no Brasil indicam a grande biodiversidade de insetos benéficos em áreas agrícolas, especialmente onde a carga química aplicada é baixa. Esta biodiversidade certamente tem proporcionado o controle natural de diferentes espécies de insetos fitófagos, impedindo suas populações de atingirem o nível de dano econômico. Portanto, a busca pelo aumento da biodiversidade deve ser sempre praticada, especialmente para áreas agrícolas com grande envolvimento de força humana, como ocorre na agricultura familiar.

Neste nicho agrícola, e até mesmo na agricultura empresarial, em virtude da dificuldade de se ter resultados consistentes e sustentáveis por meio de pulverização com produtos químicos, o controle biológico é uma alternativa interessante para mitigar problemas com insetos-pragas.

As liberações inundativas ou inoculativas de agentes de controle biológico natural, como aqueles que atuam sobre as pragas em seus estágios de ovos ou imaturos, juntamente com a implementação de práticas de conservação agrícolas que proporcionam uma melhor condição para a sobrevivência dos agentes de controle natural, têm demonstrado aos produtores rurais o valor do controle biológico na redução de pragas. Especificamente na produção orgânica, o controle biológico é uma medida legal a mais importante alternativa de controle das principais pragas.

O controle biológico aplicado, que é uma medida seletiva, contará indubitavelmente com a ação complementar de outros agentes naturais de controle biológico, como os relatados por Cruz (2008c), especialmente quando o agricultor fornece as condições adequadas para sua sobrevivência, incluindo a presença de abrigos e alimento em tempos de escassez de presas preferenciais, como os insetos fitófagos.

Vantagens do controle biológico

Comparado com outros métodos, o controle biológico de insetos-pragas possui algumas vantagens importantes:

a) Não há casos em que a praga deixa de ser uma fonte de alimento para seus agentes naturais de controle biológico.

b) Os agentes de controle biológico natural são parte da cadeia alimentar e, portanto, não deixam passivos ambientais.

c) A biodiversidade dos agentes naturais de controle biológico pode manter o complexo de pragas em níveis populacionais aceitáveis.

d) O controle biológico com macrorganismos é mais barato do que outros métodos.

e) Os agentes de controle biológico podem ser produzidos por cooperativas ou associações de agricultores.

f) Existem muitas espécies de agentes de controle natural prestando serviço gratuito para o agricultor, as quais devidamente protegidas permanecerão na área de produção agrícola cumprindo seu papel de reduzir as populações das espécies fitófagas.

g) Em muitas regiões do Brasil, a utilização inadequada de produtos químicos, como esperado, não tem reduzido a população de determinadas pragas a ponto de não causar danos e prejuízos.

h) Assim como os produtos químicos, as plantas Bt também não têm obtido o sucesso prometido ao longo do tempo.

i) Falhas na eficácia no controle são devidas ao próprio inseto que, pela pressão seletiva, consegue sobreviver formando populações resistentes.

j) Controle químico realizado tardiamente, ou com resultado abaixo do esperado, leva naturalmente ao aumento no número de aplicações químicas. Assim, aumenta e o meio ambiente. Ou seja, uma decisão errada sobre o controle da praga causa fatalmente uma ruptura no sistema produtivo atual, agravando o problema tanto do ponto de vista técnico quanto ambiental. O que não acontece com o controle biológico.

Insetos benéficos não são veiculados em água e não precisam ser colocados em todas as plantas, pois apresentam alta mobilidade e capacidade de busca da praga-alvo.

Vantagens de usar o controle biológico no Brasil

Com os erros e correções das experiências mundiais, o controle biológico é hoje um método apropriado para ser usado no manejo de insetos-pragas em diferentes cultivos agrícolas e em especial na agricultura familiar. Além das vantagens técnicas e ambientais do método, a biodiversidade dos agentes de controle biológico encontrados no Brasil é indicativa de que, quando devidamente considerada, pode reduzir significativamente a população de pragas para abaixo daquele nível necessário para causar perdas econômicas.

Para se ter sucesso na estratégia de controle biológico é necessário entender a cadeia alimentar em pelo menos três níveis, a planta, a praga e o agente de controle biológico, considerando que:

  • A fonte de alimento (vegetal) do inseto-praga chega em primeiro lugar.
  • O inseto-praga chega à área-alvo atraído pela sua fonte alimentar.
  • Os agentes de controle biológico dos insetos-pragas chegam mais tarde e não fornecem um nível de controle desejável.

Acesso ao livro

Para baixar o livro, clique aqui.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Cruz, Ivan. Controle biológico de pragas do milho: uma oportunidade para os agricultores. Brasília, DF: Embrapa, 2022.

Espaço para parceiros do Agro aqui

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

junho 2022
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu