Carminha Missio uma grande história de liderança feminina no agro.
Liderar no setor agrícola, seja homem ou mulher, vai além de dar ordens e gerenciar equipes. Requer habilidades como comunicação eficaz e capacidade de lidar com diversidade. Pesquisas mostram que a liderança feminina tende a ser mais eficaz, destacando-se pela comunicação e coesão da equipe. No entanto, o preconceito ainda é um obstáculo. Mulheres estão ocupando cargos importantes no agro, como gerentes de fazendas e consultoras.
Apesar dos avanços, desafios persistem, como a luta por igualdade salarial e a resistência à presença feminina em certos papéis no setor agrícola. A cooperação entre mulheres e a capacitação contínua estão impulsionando a liderança feminina, abrindo caminho para mais oportunidades no agro.
Carminha Maria Gatto Missio, de 65 anos, representa a conquista das mulheres no setro agro. Carminha é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB). Ela foi reconhecida como uma das 100 Mulheres Poderosas do Agro pela Forbes Brasil. Gaúcha de nascimento e baiana de coração, Carminha é formada em direito e enfatiza a igualdade de capacidade entre homens e mulheres nas mesmas profissões. Carminha se destacou na produção de sementes de diversos alimentos e sua relação com o oeste da Bahia começou na década de 80, mas ela se mudou para Luís Eduardo Magalhães em 2005 após se formar em direito. Sua família, de origem italiana, migrou para o oeste da Bahia em busca de terras para cultivo na década de 80, mesmo sem experiência na região, e contribuiu para o desenvolvimento da agricultura local.
Fontes:
QUER SABER MAIS? Não perca mais esse episódio da Agro Insight:
Inscreva-se no canal e compartilhe!