CuradoriaGrandes CulturasMilho
0

Inoculação de milho com Trichoderma harzianum

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje, a curadoria compartilha um trabalho de ARAÚJO et al. (2023) que avaliou a eficiência do Trichoderma harzianum na inoculação de sementes de milho.

 

Estudos com fungos do gênero Trichoderma têm apresentado eficiência na proteção contra fitopatógenos devido à sua capacidade de colonizar as raízes. Além disso, compostos produzidos pelo fungo induzem a formação de um maior volume de radículas e participam da decomposição da matéria orgânica, aumentando a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

A inoculação de sementes de milho com Trichoderma spp visa o controle de fitopatógenos, mas também podem haver efeitos no crescimento e na produção das plantas. A interação planta-microorganismo ainda pode promover a melhoria do estado nutricional das plantas.

Estudo

Pesquisadores avaliaram a efetividade de T. harzianum na promoção de crescimento vegetativo de plantas de milho em meio contendo solução nutritiva, oriundas da
inoculação de sementes com diferentes doses do bioinsumo.

Sementes do milho híbrido MSG1001 foram inoculadas com as doses de produto comercial a base de T. harzianum para cada 100 kg de sementes.

Doses testadas:

  • 0 ml (testemunha)
  • 200 ml
  • 400 ml
  • 600 ml
  • 800 ml
Resultados

O aumento gradativo das doses do bioinsumo a base de Trichoderma harzianum até 800 ml por 100 kg de sementes promoveu incremento de 40% no crescimento das plantas (massa seca das plantas). Além disso,  doses entre 400 e 800 ml por 100 kg semente do bioinsumo aumentaram os teores foliares de K, N, Fe, Zn e Cu.

As pesquisas indicam que a interação entre Trichoderma-planta causam mudanças na arquitetura do sistema radicular, possibilitando o aumento de sua área superficial, associada ao aumento da capacidade de absorção de água e nutrientes, que leva a mudanças fisiológicas benéficas às plantas, como resistência a patógenos e eficiência fotossintética.

Conclusão

A inoculação com T. harzianum influencia o crescimento vegetativo do milho.

BIBLIOGRADIA E LINKS RELACIONADOS

ARAÚJO, T. B.; SCHUELTER, A. R.; SOUZA, I. R. P.; COELHO, S. R. M.; CHRIST, D. (2023). Growth promotion in maize inoculated with Trichoderma harzianum. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, v. 22, e1269.

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Bioinsumo, biomassa, crescimento, Nutrientes, sementes, Zea mays L.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
LinkedIn
YouTube
Instagram