Finalmente entramos em 2023.
Geralmente finais e entradas de anos são momentos de finais e inícios de ciclos para a maioria das pessoas, onde são feitas reflexões e listas de promessas, para que a partir de primeiro de janeiro “n” coisas sejam diferentes. E isso é realmente importante fazer pois é feito um follow-up de vida, remetendo, justamente as promessas, metas, objetivos que foram traçados dia primeiro de janeiro do ano anterior.
E então? O que deu certo e por que? O que deu errado e por que? Qual foi a distância que faltou, ou passou, nos erros e nos acertos?
Não se lembra? Anote, crie este hábito.
Realmente algumas vezes não nos lembramos de tudo e a anotação revive, trás a tona a recordação. Pode ser que algumas coisas tenham sido até concluídas e nem nos lembrávamos, outras caíram no esquecimento…
Para quem está acompanhando estas recentes publicações, já devem ter percebido esta pegada pessoal de planejamento, metas, processos, etc., e uma ideia de desenvolvimento pessoal – sem a pretenção de ensinar algo, mas compartilhar experiências pois se fizéssemos um paralelo entre produtividade e desenvolvimento, ambos estariam ligados ao tripé genética x manejo x ambiente, sendo cada pessoa, cada experiência como algo único.
Portanto mais do que apenas colocar quais são as metas do próximo ciclo, devemos fazer um fechamento do ciclo anterior, não somente para avaliar o resultado, mas os por quês daqueles resultado, se não o próximo ciclo vai se resumir apenas ao desejo do primeiro dia do ano e, talvez em fevereiro, já tenham se perdido pelo caminho…
Para conectar com assuntos anteriormente comentados, estamos no C (checagem) do PDCA para estruturarmos com o A (agir, analisar) montar P (plano) de 2023. Um bom plano e ação, ou D (fazer, vem de “do”, em inglês), deve vir baseado em metas e objetivos claros, pautados em OKRs, o nível de clareza e a noção de distância aumentam usando esses métodos.
Então, se ainda não tem metas e objetivos para este ano, faça. Escolha algumas áreas de sua vida., podendo ser na carreira, na saúde, na família. Não passe de 3 para não perder o foco. Estabeleça os resultados chaves (KRs) e monte um método.
Vamos exemplificar:
Meu objetivo é ser reconhecido como um dos maiores vendedores da minha empresa (obviamente aqui temos o objetivo)
O que vai demonstrar que eu atingi esse objetivo é dobrar o meu faturamento (aqui temos de forma clara nosso KR. Imagine que safra passada faturei R$10.000.000,00, no próximo ano vou faturar R$20.000.000,00)
E o que vou fazer é (método):
- Aumentar minha base de clientes acessando 15 novos potenciais clientes;
- Instalar 30 campos de geração de demanda com produtos do meu portfólio nos potenciais clientes e outros da minha carteira estabelecida;
- Acompanhar o andamento dos campos com visitas mensais em cada área e enviar um relatório de acompanhamento;
- Realizar uma visita corporativa junto a meu gestor nos 10 maiores clientes e potenciais clientes;
- Promover um tour de lavoura com meus clientes e potenciais clientes nos 3 melhores campos demonstrativos;
- Realizar em todos os clientes uma ação de fechamento de safra apresentando o trabalho realizado no ano;
- Levar proposta comercial diferenciada assim que tiver a campanha.
Pronto.
Está definido o seu objetivo, qual é o indicador que precisa alcançar e qual o método que vai utilizar.
É garantido que vai dar certo? Não, porém ao ter um método, ao final de cada ciclo fica mais palpável avaliar os resultados e os porquês tanto ao alcançar, como o não alcançar e até mesmo o superar!
Nunca fez isso? Comece, tem sempre uma primeira vez.
Ao fazer, avalie e não se julgue.
Esteja com a mente aberta, com a mente de principiante e com mindset de crescimento.
Faça de 2023 um ano transformador para a sua vida!
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Rinaldo Grassi Pirozzi
Engenheiro Agrônomo