(Curadoria Agro Insight)
Hoje a curadoria Agro Insight traz informações sobre a nova cultivar de soja, da Embrapa, resistente à ferrugem asiática da soja.
A Embrapa Soja está lançando a cultivar de soja BRSMG 534, em parceria com Fundação Triângulo e com Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A BRSMG 534 é uma cultivar de soja convencional com alta produtividade, estabilidade de produção e que ainda agrega a tecnologia Shield, linha de cultivares de soja que apresentam genes de resistência à ferrugem-asiática.
A resistência genética à ferrugem não dispensa o controle químico, mas representa uma importante ferramenta para retardar o avanço da doença no campo. O vazio sanitário e estratégias como semeadura antecipada, uso de cultivares precoces, controle químico e cultivares resistentes constituem os principais pilares do manejo integrado da ferrugem.
Esta cultivar também é uma boa opção de refúgio para áreas com predominância de soja Intacta. Apresenta um excelente potencial produtivo, em especial com populações entre 320 a 360 mil plantas por hectare, além de alta estabilidade de produtividade.
É precoce para a região de adaptação, resistente às principais doenças da soja, pertence ao grupo de maturidade 7.1, possui tipo de crescimento indeterminado e deve ser semeada em solos férteis e bem corrigidos.
Regiões edafoclimáticas de adaptação: REC 301 – MS (Centro-Norte), GO (Sudoeste); REC 302 – SP (Norte), MG (Vale do Rio Grande), GO (Sul); REC 303 – MG (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba), GO (Sudeste); REC 304 – GO (Leste), MG (Noroeste), DF e REC 401 – GO (Centro), MT (Sudeste). Algumas características agronômicas podem apresentar variação com o ano, a região, o nível de fertilidade do solo e a época de semeadura. Consulte sempre um Engenheiro Agrônomo.
A cultivar se destaca ainda por apresentar resistência às principais doenças da soja (pústula bacteriana, mancha olho de rã, cancro da haste), moderadamente resistência ao oídio e aos dois principais nematoides de galha.
A cultivar é do grupo de maturidade 7.2, o que é uma característica relevante, pois permite a realização de uma segunda safra, tanto de milho quanto de algodão ou sorgo. A BRS MG 534 é indicada para diferentes regiões de Goiás (RECs 301, 302, 303, 304 e 401), Distrito Federal (REC 304), Minas Gerais (RECs 302, 303, 304 e 401), São Paulo (REC 302) e Mato Grosso (REC 402).
Foto: Iliza Ivanoff
Outros destaques
A Embrapa Soja, possui ainda três cultivares de soja convencional (BRS 546, BRS 511, BRS 573), três cultivares transgênicas tolerantes ao glifosato e às principais lagartas da soja (BRS 1061IPRO, BRS 1003 IPRO, BRS 1074 IPRO e uma cultivar com tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba (BRS 2562 XTD).
A BRS 2562XTD é uma excelente opção de refúgio para áreas com cultivares com a tecnologia I2X com grupo de maturidade entre 6.0 e 6.4, por sua precocidade. A BRS 2562XTD possui alta estabilidade e performance produtiva, adaptada a diferentes ambientes de produção. Além disso, a cultivar permite semeadura antecipada, possibilitando o encaixe em sistemas de sucessão/rotação de culturas. Esses atributos de lavoura podem variar em razão do clima, solo e manejo, mas em geral seguem as características mencionadas. Quanto à reação das cultivares às doenças, a BRS 2562XTD é resistente ao cancro da haste, mosaico comum da soja e podridão radicular de Phytophthora e moderadamente resistente à mancha olho-de-rã e ao oídio. Também possui resistência aos nematoides de cisto (raças 3 e 14). É indicada para o Paraná (REC 201), São Paulo (REC 201), Mato Grosso do Sul (REC 204 e 301) Goiás (REC 304 e 401), Minas Gerais (REC 304) e Distrito Federal (REC 304).
BIBLIOGRAFIA E LINS RELACIONADOS
Embrapa/Notáicias – Embrapa lança cultivar de soja resistente à ferrugem na Tecnoshow. Melhoramento genético. Março de 2023.
Embrapa – Soja BRSMG 534. Melhorameno genético. Março de 2023.