Embrapa desenvolve cultivar de arroz irrigado mais eficiente no uso da água

Arroz de terras altas

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Em busca de uma cultivar de arroz de ciclo precoce, que utiliza menos água e porte mais baixo, ao permitir maior resistência ao acamamento, pesquisadores da Embrapa desenvolveram a cultivar de arroz irrigado BRS A705 com elevada produtividade e qualidade de grãos.

A utilização de cultivares de ciclos diferentes possibilita que o orizicultor realize a semeadura dentro da janela mais indicada, a qual é bem restrita nas áreas de cultivo de arroz. A prática também ajuda a escalonar a colheita de forma que os grãos sejam colhidos dentro da faixa indicada para maximizar a qualidade industrial, com baixos percentuais de grãos gessados e elevada quantidade de grãos inteiros.

A cultivar BRS A705

A BRS A705 é classificada como precoce, com ciclo no Rio Grande do Sul em torno de 120 dias. As plantas são do tipo modernas, com folhas pilosas e folha bandeira ereta. Distinguiu-se das demais cultivares pela altura de plantas, sendo de cinco a dez centímetros mais baixas que as cultivares comerciais. Apresenta grãos longos e finos de casca clara pilosa, sem presença de aristas e com excelente qualidade industrial e culinária.

A variedade apresenta alto potencial de produtividade, em torno de dez toneladas por hectare, e ciclo precoce, o que proporciona economia no uso da água de irrigação. O porte baixo da cultivar, confere resistência ao acamamento de plantas, mesmo em condições elevadas de adubação. ”Ela é uma evolução da BRS Pampa e o setor produtivo demandava uma cultivar que apresentasse flexibilidade no manejo. Os orizicultores que adotaram a Pampa, muitas vezes manejaram de forma inadequada e ela apresentava alguns problemas de acamamento, por isso buscamos aliar a produtividade, qualidade de grãos e a resistência ao acamamento para atender ao sistema de produção convencional”, conta o pesquisador da Embrapa Ariano de Magalhães Júnior, responsável pelo melhoramento genético da cultivar.

Ele ressalta que a cultivar tem apresentado excelentes respostas quando cultivada no sistema de arroz pré-germinado. “A BRS A705 apresenta resposta positiva a diferentes níveis de adubação de base e de cobertura, sem que ocorra acamamento de plantas”, informa Magalhães.

Além disso, ela apresenta moderada resistência às principais enfermidades da cultura do arroz, reduzindo o número de aplicações de fungicidas nas lavouras. “Dependendo das condições climáticas e de manejo, a BRS A705 não necessita de aplicação de fungicidas, enquanto que as cultivares suscetíveis recebem de duas a três aplicações no Rio Grande do Sul. Nas regiões tropicais o número de aplicações é muito mais elevado”, considera.

Porte baixo

O porte baixo da cultivar BRS A705 lhe confere maior tolerância ao acamamento, colaborando assim para maior flexibilidade no manejo de adubação, em especial nitrogenada, mas também na densidade e época de semeadura, além da altura da água utilizada na irrigação.

Este aspecto é levantado pelo engenheiro agrônomo Edivani Eufrásio Coelho, do município de Turvo, Santa Catarina, responsável pela condução de multiplicação de sementes da cultivar BRS A705, em nove hectares, na Agrogiusti Sementes. “É preciso maior cuidado no manejo de água porque não é um material que tem o colmo grosso, assim é necessário ter cuidado de não deixar as plantas cultivadas em água muito funda, pois isso conferirá menor resistência da variedade ao acamamento”, observa.

Para o consultor técnico João Luís Carricio Viero, da Brazeiro Sementes, outra empresa licenciada na produção de sementes da BRS A705, o município de Uruguaiana (RS), apresenta características de solo e clima (radiação) satisfatórios para extrair um bom potencial da nova cultivar. “Em relação ao manejo não encontramos dificuldades, pois é uma cultivar que passa bastante segurança ao incrementarmos tecnologias nas lavouras, pois não corre o risco de acamar”, declara.

Uso da água

Edivani ressalta que uma das vantagens da cultivar é direcionada aos produtores que precisam bombear a água de algum reservatório, uma vez que ela traz economia hídrica.

O consultor técnico João Viero destaca que as vantagens de custos de produção da BRS A705 também recaem na economia de água pelo seu ciclo curto, e consequentemente, na redução de custos de energia elétrica. “Depois dessa safra desafiadora na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com menor disponibilidade de água para irrigação, a principal virtude da BRS A705 é possuir ciclo curto com alto potencial produtivo”, enfatiza Viero.

Conforme Edivani, a indicação da cultivar para o Estado de Santa Catarina é o seu uso no sistema pré-germinado, pois os orizicultores vêm trabalhando apenas com cultivares de ciclos longos. “É um material novo, uma opção de manejo, uma ferramenta a mais para o sistema pré-germinado, com ciclo curto. O material está muito bonito e a expectativa é que se tenha uma excelente produtividade. Estamos só aguardando a colheita”, declara.

Além do registro e recomendação de cultivo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, está sendo solicitado ao Ministério da Agricultura (Mapa) a extensão para semeadura nos estados de Goiás, Maranhão, Roraima e Tocantins, em função da excelente adaptação da BRS A705 também nas regiões tropicais.

Como adquirir a nova cultivar

Os orizicultores interessados em utilizar o material genético da cultivar de arroz irrigado BRS A705, podem adquirir sementes dos licenciados da Embrapa.

Sementes Ceratti – Endereço: Rodovia BR 472 Km 577 UR 204 s/n, B. Santo Inácio, CEP 97.513-010, Uruguaiana/RS – Telefones  (55) 99981-3740

Brazeiro Sementes – Endereço: Rua Marechal Setembrino de Carvalho, 6254, CEP 97509-740, Uruguaiana/RS – Telefone: (55) 3413-2231

Agrogiusti Sementes – Endereço: Estrada Rio Aparecida, CEP 88930-000, Turvo, SC – Telefone: (48) 3525-9430

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

Notícias (15/02/22) –  Pesquisadores desenvolvem arroz de ciclo precoce que consome 8% menos água

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: abertura-da-colheita-do-arroz, Arroz, BRS A705, orizicultura, rizicultura

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
LinkedIn
YouTube
Instagram