Curadoria
0

Cultivo protegido do maracujá

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

(Curadoria Agro Insight)

Hoje a curadoria compartilha o áudio do Programa Prosa Rural, da Embrapa, sobre o cultivo protegido do maracujazeiro. Quem acompanhar a pesquisadora Teresinha Albuquerque, da Embrapa Roraima, vai receber as orientações e dicas necessárias para adotar o método, que propicia o aumento da qualidade dos frutos e, em consequência, a renda do agricultor.

O maracujá

Nome científico: Passiflora edulis Sims
Família: Passifloraceae
Nomes populares: Maracujá, maracujá-mirim, maracujá-suspiro, maracujá-peroba, maracujá-pequeno, flor-da-paixão
Nome em inglês: Passion fruit
Origem: Provavelmente Brasil

O maracujá é uma planta de clima tropical com ampla distribuição geográfica. O Brasil é o primeiro produtor mundial de maracujá, com 690.364 toneladas produzidas em 2020 (IBGE), e a cultura está em franca expansão tanto para a produção de frutas para consumo “in natura” como para a produção de suco. Ceará, Bahia e Santa Catarina são, respectivamente, os estados maiores produtores.

O cultivo protegido do maracujá

O cultivo protegido do maracuazeiro têm aumentado consideravelmente a produtividade desse cultivo de grande importância, uma vez que o Brasil é o maior produtor e consumidor de maracujá.  E o cultivo em ambiente protegido tem mostrado inúmeras vantagens ao produtor.

A produção do maracujá em ambiente protegido ocorre de maneira mais uniforme durante o ciclo da cultura e permite produção inclusive durante os meses de entressafra do maracujazeiro (julho, agosto, setembro, outubro) em regiões de maior latitude como no Distrito Federal. Outra vantagem observada no plantio do maracujá em ambiente protegido, é a maior longevidade do pomar, o que certamente está relacionado à menor ocorrência de problemas fitossanitários. Esta menor quantidade de doenças e pragas dentro da estufa leva à uma menor aplicação de defensivos agrícolas, reduzindo os custos de produção do controle fitossanitário e diminuindo o acúmulo de resíduos que podem trazer problemas para o produtor para os consumidores e para o meio ambiente.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

GONTIJO, G. M; FALEIRO, F. G.; JUNQUEIRA, N. T. V. Produção de maracujazeiro azedo cultivado em estufa e em espaçamento adensado: resultados de unidades de observação Emater-Embrapa no Distrito Federal. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE FRUTICULTURA, 24., 2016, São Luis. Fruticultura: fruteiras nativas e sustentabilidade. São Luis, MA: SBF, 2016.

Prosa Rural – Manejo do maracujazeiro em cultivo protegido: do plantio à colheita. Produção vegetal, Abril de 2023.

 

 

 

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: 2023, aliny-melo, arapuas, estufa, mangangava, Maracujá, plantio-protegido

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
LinkedIn
YouTube
Instagram