Conselheiro da União Europeia no Brasil fala sobre os impactos do Pacto Verde europeu no agro brasileiro

Nematoides na cultura do café

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Durante encontro no ABMRA Ideia Café, Laurent Javaudin explicou sobre os riscos e as oportunidades das restrições de importação do bloco para o setor agrícola nacional

A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) realizou, no dia 31 de janeiro, mais uma edição do ABMRA Ideia Café. No encontro, o conselheiro para Mudanças Climáticas, Meio Ambiente e Energia na Delegação da União Europeia no Brasil, Laurent Javaudin, debateu com os convidados sobre os riscos e as oportunidades do Pacto Verde europeu para o Agro brasileiro com a nova política de importação.

Primeiramente, Javaudin explicou sobre o que se trata o Pacto Verde europeu, uma diretriz de sustentabilidade adotada pela União Europeia que visa conter os danos ambientais. “O Pacto Verde europeu é uma regulamentação baseada em três objetivos: tornar a Europa um continente com neutralidade climática até 2050, com emissão zero de gases do efeito estufa, dissociar o crescimento econômico do consumo de recursos naturais e realizar uma transição agrícola justa, de modo que nenhuma região seja deixada para trás”.

Para atingir esses objetivos, uma das ações a serem adotadas pelos países do grupo é a proibição da importação de produtos que tenham a sua origem associada ao desmatamento. Nesse sentido, uma das preocupações do Agro brasileiro, levantada durante o encontro pelo vice-presidente da Associação e diretor do ABMRA Ideia Café, Julio Cargnino, é o quanto essas restrições legais poderiam afetar negativamente a exportação dos commodities, que são a base da economia nacional, uma vez que o código florestal brasileiro permite certos percentuais de desmatamento por bioma.

Entretanto, o conselheiro afirma que essa não deve ser uma preocupação do setor, tendo em vista que o país é um dos líderes na conservação ambiental no mundo. “A ideia é valorizar as cadeias de valor e o Brasil tem boas políticas de conservação. Com o Pacto, o país se destacará diante dos seus concorrentes, já que está adiantado nas medidas de preservação, além de ganhar um bom argumento de vendas para o consumidor europeu”.

Seguindo nessa lógica, o presidente da ABMRA, Ricardo Nicodemos, representante e mentor do Projeto Marca Agro do Brasil, uma iniciativa que visa trabalhar a imagem do setor e, assim, torná-lo uma paixão nacional, fez perguntas a Javaudin sobre como melhorar a visão do exterior sobre o Agro brasileiro, de modo a levar informações para os cidadãos do continente sobre as suas qualidades. O conselheiro, então, respondeu que acredita que uma campanha bem pensada, fruto de uma cooperação entre os governos brasileiro e europeu, é fundamental para a compreensão internacional das especificidades da produção no país.

“Precisamos contar a história da sustentabilidade, falar sobre os esforços de conservação. Para isso, eu acredito que deve haver uma cooperação entre os governos para fazer uma campanha de publicidade conjunta explicando que a cadeia de valor é livre de desmatamento. Assim, a população europeia se sentirá confiante e priorizará a compra dos produtos vindos do Brasil, valorizando o Agro brasileiro”, afirma Javaudin.

Sobre a ABMRA
A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) é a única entidade voltada exclusivamente ao marketing e à comunicação do Agro. Há 43 anos, fortalece o marketing disseminando as boas práticas contribuindo com todos que participam da cadeia produtiva do setor a se comunicarem melhor. Congrega a academia, empresas e indústrias, consultorias, agências de comunicação e propaganda, veículos de mídias e jornalistas. ABMRA – A Casa Dos Profissionais do Marketing e da Comunicação do Agro.

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: Agricultura brasileira, Café, pacto verde, sustentabilidade

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

novembro 2024
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
LinkedIn
YouTube
Instagram