Adquirir material vegetal de qualidade, conhecer as espécies cultivadas na região, priorizar áreas de cultivo, promover o manejo ecológico do solo e de irrigação adequados são algumas das técnicas sustentáveis de produção de hortaliças. Dicas como essas e inúmeras outras informações relevantes ao produtor rural podem ser encontradas na cartilha Hortas – Recomendações para o Plantio de Hortaliças no Estado do Pará, publicação da Embrapa Amazônia Oriental (Belém, PA) acessível gratuitamente aqui.
Foto: Cláudio Lucas Capeche
Com 55 páginas, repleta de gráficos, tabelas e corres, a cartilha é de autoria das engenheiras-agrônomas Mazillene Borges de Souza, analista da Embrapa Amazônia Oriental, e Vitória Cunha Martins, ilustrada por Vitor Trindade Lôbo. As autoras justificam o trabalho destacando a importância das hortaliças na dieta humana e o impacto do cultivo na agricultura familiar, responsável por quase 100%da produção.
O formato e o conteúdo didático da publicação miram e facilitam o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 2 da Organização das Nações Unidas (ONU): “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável”, enfatiza Lemos, lembrando que Belém sediará em novembro de 2025 a 30ª Conferência das Partes (COP 30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
Cultivo acessível
As recomendações estão agrupadas em tópicos, abrangendo desde a importância socioeconômica da horta, classificação das hortaliças, tamanho e estrutura da horta, diferença entre horta familiar e comercial, até as ferramentas necessárias para o preparo e cultivo de hortas, passando pelas fases de tratos culturais, manejo e controle fitossanitário, colheita e conservação, manejo ecológico do solo e – em sintonia com a crescente tendência urbana – cultivo de hortas em pequenos espaços.
Logo de início, as autoras apontam o ataque de patógenos (organismos causadores de doenças) como um dos principais fatores limitantes ao desenvolvimento dessa atividade agrícola e econômica no Pará. Por outro lado, destacam que o cultivo de hortaliças é acessível, por serem plantas de ciclo curto, que geram retorno rápido do valor investido no plantio, além da possibilidade de comercialização in natura, processadas ou em forma de temperos.
O perfil socioeconômico do cultivo de hortaliças traçado na publicação aponta a horta como geradora de alimentos, empregos e complementação de renda. Além de indicar as ferramentas ideais para o cultivo, a cartilha classifica as hortaliças e assinala as características das hortas, basicamente as diferenças entre horta comercial (projetada com fins lucrativos) e horta familiar, a tradicional “horta de quintal”: destinada à produção de verduras para uso doméstico, geralmente cultivada em pequenas áreas, com alta variedade de hortaliças.
A cartilha orienta para a escolha adequada do local de plantio, preparo do terreno e produção de mudas. Também mostra como promover o manejo ecológico do solo e lista os tratos culturais do plantio, como irrigação, capina, desbrota e adubação de cobertura. “Ensina ainda a fazer compostagem caseira e a produzir adubo orgânico. Muito importante também é o controle fitossanitário numa horta, que é o controle de pragas e doenças”, lembra a autora Vitória Martins.
Fonte: Portal Embrapa 28/12/2024