(Curadoria Agro Insight)
Na curadoria Agro Insight de hoje vamos falar sobre o uso de robôs na agricultura ou pelo menos pela iniciativa do bilionário americano e Bill Gates em investir nessa possibilidade.
Enquanto a California enfrenta um novo período de seca, uma startup do Vale do Silício, a Iron Ox acredita que a produção agrícola pode ser mais sustentável se forem utilizados robôs nos sistemas de produção.
Com essa ideia, a startup arrecadou nos últimos dias cerca de 50 milhões de dólares através de um fundo de investimento liderado pela Breakthrough Energy Ventures, de propriedade de Bill Gates.
De acordo com Brandon Alexander, diretor geral da Iron Ox, o sistema desenvolvido pela startup utiliza um robô que se integra a um sistema hidropônico automatizado que consome 90% menos água que os sistemas produtivos tradicionais.
O robô chamado Grover avalia, através de uma série de sensores, diversos parâmetros das plantas e do meio de cultivo, como teor de nitrogênio e pH e condutividade elétrica, realizando os ajustes necessários. Dessa forma, as plantas estão em 100% do tempo em um meio de crescimento altamente favorável que possibilita o maior rendimento.
Alexander afirma que a hidroponia, a economia de água através do cultivo de plantas sem solo, é apenas uma peça do quebra-cabeças da agricultura do futuro. “Para eliminar realmente os resíduos, para chegar ao nível seguinte de sustentabilidade é preciso repençarmos todo o processo de cultivo”, disse Alexander.
Sobre a Iron Ox:
Veja outros exemplos de uso de alta tecnologia na agricultura