(Curadoria Agro Insight)
As commodities têm apresentado oscilações significativas nos últimos meses, principalmente em função do conflito entre Rússia e Ucrânia. A seguir, vamos atualizar as informações do mercado da soja, segundo análise da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Mercado Internacional
Cotações na Bolsa de Valores de Chicago (CBOT) com bastante volatilidade esta semana, mas termina em 2,17% positiva.
Preços do petróleo, do óleo de soja e farelo de soja são alguns dos motivos dá grande volatilidade da semana.
Também, se por um lado a quebra de safra na américa do sul puxam os preços para cima, a baixa demanda por soja em grãos e lockdown puxam os preços para baixo.
Nos Estados Unidos, o aumento de área, além de uma estimativa de menor demanda interna, traz os preços de Chicago para baixo.
Mas, por outo lado, as vendas para exportações dos estados Unidos estão aquecidas, o que pode aumentar ainda mais as estimativas de exportações da safra 2021/22 americana para mais de 60 milhões de toneladas, hoje estimada em apenas 57,56 milhões de toneladas, o que fariam os preços em Chicago subirem.
Mercado Nacional
Prêmios de porto fecham com mais uma semana de queda e soma perda de 52,63% em cinco semanas. Mas apesar da queda, os prêmios desta semana ainda estão bastante elevados para o período, abaixo apenas de 2018 no auge da guerra comercial entre Estados Unidos e China.
Dólar
Média das cotações do dólar manteve-se estável esta semana
Preços Nacionais
Preços nacionais sobe após quatro semana de quedas. Apesar da alta demanda internar por esmagamento, as vendas internas estão bastante arrefecidas, e quebra de safra no sul do Brasil segue dando viés altista, nos preços internos.
Quer saber mais sobre variação dos preços nacionais clique: Aqui
Expectativa para a próxima semana (18/04/2022 a 22/04/2022):
- Preços Internacionais: Preços em Chicago devem oscilando bastante esta semana e continuar entre UScents 1.650/bu e 1.700/bu
- Dólar: O dólar futuro, com vencimento em maio, apresenta tendência de alta.
- Prêmios de Portos: Devem continuar em baixa, redução da estimativa de importação na China influencia em um maior prêmio de exportação.
- Preços Nacionais: Apesar de uma tendência de alta dos preços internacionais, preços internos devem continuar em leve alta esta semana.
BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS
Soja – Conjuntura Semanal – Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 11/04 a 15/04/2022