Curadoria
0

Atualização sobre a situação das lavouras

(Curadoria Agro Insight)

Com o objetivo de atualizar os produtores sobre a safra de grãos e contribuir para um entendimento de como o mercado pode evoluir, trouxemos o resultado do levantamento realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sobre o andamento da safra das principais culturas de grãos.

Soja

Safra 94,9% colhida. No RS, a colheita alcança 74% da área. As produtividades estão maiores do que as registradas no início da colheita, porém insuficientes para reverter a forte queda na produção. No PR, a colheita está finalizando, faltando apenas algumas áreas no Leste e Sul do estado. Em SC, as chuvas ocorridas no último mês favoreceram as lavouras semeadas tardiamente. Na BA, a colheita está praticamente finalizada, com boa qualidade dos grãos, mas ligeiramente inferior à da safra passada. No PI, a colheita está encerrando e as altas produtividades se mantêm. No MA, a colheita avança no Oeste e Centro do estado. Nas regiões mais ao Leste, as operações estão no seu início, podendo se prolongar até o mês de junho. Em MT, MS, MG, GO, SP e TO, a colheita foi finalizada.

Milho 2ª Safra

100% semeado. Em MT, parte do milho semeado fora da janela ideal está sob restrição hídrica. Porém, se mantêm as boas expectativas de produção, pois a maioria das lavouras foi semeada na época adequada. Em MS, as boas precipitações tem proporcionado desenvolvimento satisfatório das lavouras na maioria das áreas. Em GO, 85% das lavouras estão na fase reprodutiva. O clima seco das últimas semanas tem agravado as condições das lavouras, além de prejudicar a polinização. No PR, a maioria das lavouras está com bom desenvolvimento devido ao bom regime de chuvas. Entretanto, algumas áreas foram prejudicadas devido a temporais e chuvas de granizo. Em SP, as chuvas amenizaram as condições em Ourinhos e Assis. No Sudoeste, a restrição hídrica preocupa os agricultores. Em MG, o deficit hídrico acentuado em importantes regiões, afeta a fase de enchimento de grãos. No MA, PI e TO, as lavouras estão com excelente desenvolvimento.

Arroz

91% colhido. No RS, o excesso de chuvas dificultou o maior avanço das operações de colheita. Ainda assim, 93% das áreas estão colhidas. As precipitações também impactaram a qualidade dos grãos colhidos. No geral, as áreas mais tardias vêm apresentando melhores rendimentos.

Em SC, a colheita foi concluída e a produtividade média foi satisfatória, mas inferior à safra passada. Em GO, 99% da área colhida, restando apenas poucos talhões em São Miguel do Araguaia. No TO, o clima estável favorece o avanço da colheita, que chegou a 83% da área. A qualidade dos grãos está boa, assim como as lavouras remanescentes.

Algodão

Apenas 0,2% do algodão foi colhido. Em MT, não houve precipitações expressivas nas principais regiões produtoras. Áreas com solos mais arenosos sinalizam restrição hídrica. Contudo, a maior parte das lavouras não sofreram com a escassez de chuvas devido ao estágio avançado de desenvolvimento. Em MS, a colheita teve seu início nas regiões Leste e Sudoeste. O solo dispõe de umidade adequada para a continuidade do bom desenvolvimento das lavouras. Na BA, as lavouras seguem em boas condições. No MA e PI, as lavouras se encontram em formação de maçãs e início da abertura dos capulhos, apresentando boas condições. Em GO, a maior parte das lavouras está em fase reprodutiva. As áreas sob sistema de pivô estão em boas condições.

BIBLIOGRAFIA E LINKS RELACIONADOS

CONAB – COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Monitoramento semanal das condições das lavouras. Brasília, DF, 09 mai. 2022.

 

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: , , , , , ,

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

maio 2022
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram
Menu