Sistema agroalimentar é destaque na televisão brasileira

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Sistema agroalimentar reconhecido pela FAO é destaque na televisão brasileira
O programa Globo Rural exibiu no último domingo (05/01) um especial dedicado ao único Sistema Importante do Patrimônio Agrícola Mundial (SIPAM) do Brasil: dos Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, localizado na Serra do Espinhaço, em Minas Gerais. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 2019, este sistema é um exemplo de como comunidades tradicionais podem aliar conservação ambiental, produção sustentável e valorização cultural.
Assista o programa aqui: globoplay
O Sistema Agrícola Tradicional do Espinhaço Meridional, em Minas Gerais, está localizado na savana mais biodiversa do mundo, que desempenha um papel importante no abastecimento de água e na conservação da vegetação nativa. As comunidades locais, por sua vez, são fundamentais na preservação e no manejo sustentável desse ecossistema. Os agricultores da região são conhecidos como apanhadores de flores sempre-vivas, que são utilizadas em buquês ornamentais. Enquanto a venda das flores e de artesanatos gera renda, o cultivo de campos e a criação de gado garantem sua segurança alimentar.
Uma das marcas desse sistema agrícola é a transumância, que é o deslocamento sazonal para locais que oferecem melhores condições durante uma parte do ano. Essa prática é fundamental para permitir que os ecossistemas e paisagens se regenerem e se enriqueçam com os fluxos naturais de sementes e genes. Nas longas caminhadas, os membros das famílias transportam gado e espécies vegetais, enriquecendo os campos nativos com sementes armazenadas da colheita de flores. Os conhecimentos e as práticas tradicionais, passados de geração para geração, garantem a manutenção dos recursos naturais e genéticos da região. Entre a flora nativa, 35 espécies de frutas comestíveis, 83 espécies de plantas medicinais e 240 espécies ornamentais são manejadas pelas comunidades.
As atividades agrícolas e pastoris são realizadas em diferentes altitudes e condições ambientais. Nas altitudes mais elevadas, acima de 1.000 m, as flores são coletadas e grandes rebanhos de animais pastam em áreas de uso comum. Mais abaixo, entre 700 m e 1.000 m, em uma área de cerrado, produtos comestíveis e não comestíveis são coletados. Por fim, no sertão, os quintais de agrofloresta e campos de cultivo rotativos são estabelecidos.
Para os apanhadores de flores sempre-vivas, a coleta de flores é o elemento central da identidade que une as comunidades em diferentes localidades da Serra do Espinhaço. A transumância, a biodiversidade e a cultura tradicional se conjugam em um senso de pertencimento dos grupos. A posse da terra é controlada e monitorada pelas famílias de seis comunidades da região, organizadas em associações comunitárias e representadas pela Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas (CODECEX), para proteger interesses e direitos coletivos.
O que são os SIPAMs?
O Programa de Sistemas Importantes do Patrimônio Agrícola Global (SIPAM), lançado pela FAO em 2002, é uma iniciativa emblemática do Escritório de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Meio Ambiente. Ele reconhece e apoia sistemas agrícolas tradicionais que combinam conservação da biodiversidade, patrimônio cultural, ecossistemas resilientes e meios de subsistência sustentáveis. Com 89 sistemas em 28 países, o GIAHS exemplifica o compromisso da FAO em transformar os sistemas agroalimentares, integrando o conhecimento tradicional com práticas inovadoras para enfrentar desafios globais como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a pobreza rural.

Fonte: FAO 11/01/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: abastecimento de água, agrofloresta, apanhadores de flores sempre-vivas, associações comunitárias, Biodiversidade, CODECEX, conservação da vegetação nativa, Globo Rural, Manejo sustentável, savana, Serra do Espinhaço, Sistema agroalimentar, transumância

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

janeiro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram