Embrapa Solos e ASA ministram curso sobre barragens subterrâneas no RN
Fonte: Ciclovivo 16/09/2024
Pesquisadores da Unidade de Execução de Pesquisa e Desenvolvimento de Recife, da Embrapa Solos, em parceria com especialistas da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), conduziram uma capacitação sobre a construção de barragens subterrâneas, realizada entre os dias 2 e 5 de setembro, no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim (RN). O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio Grande do Norte (Sape/RN) e pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), com o objetivo de viabilizar a implementação de 490 barragens subterrâneas em 80 municípios potiguares até junho de 2025, através de um convênio.
Com uma carga horária total de 24 horas, o treinamento teve um foco teórico predominante, cobrindo tópicos como tecnologias sociais e programas de políticas públicas voltados ao Semiárido, a relevância das barragens subterrâneas na redução dos impactos das mudanças climáticas, critérios para seleção de locais e solos adequados, além das etapas necessárias para a construção das barragens.
Yara da Silva Farias, que atua na Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, explicou que o curso foi concebido como uma estratégia para capacitar as entidades que estarão à frente da implementação dessas tecnologias sociais no estado. Segundo ela, o MDS considera esse tipo de formação essencial para que as barragens subterrâneas e outras soluções não sejam vistas apenas como estruturas de captação de água, mas também como instrumentos de fortalecimento da autonomia das famílias na gestão dos recursos hídricos, especialmente em áreas sujeitas a restrições, exacerbadas pelas mudanças climáticas. Ela destacou ainda que, no caso dessas tecnologias aplicadas à produção de alimentos, o impacto na vida das famílias beneficiadas é significativo, promovendo não apenas segurança alimentar, mas também inclusão produtiva.
A pesquisadora Maria Sonia da Silva observou que a erradicação da fome e da pobreza são os principais objetivos desse projeto. “Cada barragem subterrânea simboliza o esforço conjunto das entidades para proporcionar uma mudança de vida significativa às famílias que terão acesso a essa tecnologia”, analisou. A capacitação incluiu ainda uma visita técnica ao município de Poço Branco (RN), onde os participantes puderam observar de perto experiências concretas com barragens subterrâneas. O governo estadual já programou, para outubro, encontros dedicados à parte prática do processo, com a construção de barragens reais em locais ainda a serem definidos.
Fonte: Embrapa Solos e ASA ministram curso sobre barragens subterrâneas no RN – Portal Embrapa 16/09/2024