O estudo realizado por Marília Caixeta Sousa, et al (entre outros) denominado “Tratamento de sementes de algodão: germinação e crescimento inicial, publicada na revista Cultivando o Saber busca avaliar a eficácia agronômica do tratamento químico de sementes de algodão, dada sua importância econômica e a vulnerabilidade da cultura a agentes patogênicos. Conduzido no Campus II da UNIPAM, foram testados diferentes tratamentos com fungicidas e inseticidas.
Fonte: freepik 24/04/2024
A pesquisa lembra que o algodão é uma cultura amplamente utilizada na indústria, especialmente no Brasil, onde houve uma mudança no modelo de produção ao longo dos anos, passando de pequenas áreas com mão-de-obra intensiva para um sistema altamente mecanizado. O Cerrado brasileiro oferece condições favoráveis para o cultivo de algodão, mas também é propenso a problemas fitopatológicos devido à estação chuvosa e umidade relativa do ar elevada.
A qualidade das sementes é crucial para o sucesso da cultura, pois elas podem ser afetadas por uma variedade de patógenos. Portanto, o tratamento com produtos químicos, como fungicidas e inseticidas, é comum para garantir o estabelecimento adequado das plantas e evitar perdas devido a doenças e pragas. O uso desses produtos pode melhorar a germinação das sementes e promover um crescimento inicial vigoroso das plantas.
Por fim, ressalta-se a importância do tratamento de sementes para manter a qualidade e produtividade da cultura de algodão, especialmente em áreas suscetíveis a problemas fitopatológicos.
Fonte: SOUSA, Marília Caixeta. Tratamento de sementes de algodão: germinação e crescimento inicial. Revista Cultivando o Saber. ISSN 2175-2214 Volume 8 – n˚3, p. 334 –342.
QUER SABER MAIS SOBRE ASSUNTO?
ASSISTA O PODCAST DA AGRO INSIGHT SOBRE SEMENTES DE ALGODÃO E SOJA
E se você pudesse aprender tudo sobre a produção de sementes de algodão, entre outras, porque há muito em comum, com quem já trabalha com isso há mais de 20 anos? Pois você já pode! Só assistir ou ouvir o episódio de hoje com o engenheiro agrônomo Ricardo Freitas, que está recheado de conhecimento e dicas técnicas para você se tornar expert em sementes em qualquer conversa! Bora conferir?