(Notícias para o Agro)
Acordo de Cooperação visa captar recursos para implementar a rastreabilidade na produção pecuária do Pantanal
A Associação de Pecuária Pantaneira Orgânica (ABPO) firmou um acordo de cooperação com a Iniciativa para o Comércio (IDH), para fomentar o desenvolvimento sustentável da pecuária no Pantanal. Através do acordo, a ABPO e o IDH visam captar recursos públicos e privados para implementar o projeto de rastreabilidade, ampliar a produção sustentável, conservar os recursos naturais e incluir pequenos produtores nos processos, conectando as iniciativas do território com os mercados globais.
“Através deste acordo e do processo de rastreabilidade, buscamos agregar valor à carne pantaneira, melhorando a rentabilidade da pecuária, que está associada à manutenção do meio ambiente, da sua biodiversidade e a preservação e sustentação da cultura da comunidade pantaneira. A rastreabilidade pode fornecer respostas e atenuar possíveis riscos e impactos para o produtor, além de trazer ao meio rural uma prática que privilegia o uso eficiente dos recursos naturais, mantém a biodiversidade e a preservação ambiental”, comenta Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO.
Este sistema de rastreabilidade através da tecnologia blockchain permite a evolução da produção pecuária, uma vez que, conhecendo todo o processo, fica mais fácil de descobrir erros e possibilita a melhora em pontos específicos da produção, além de garantir um processo seguro com as informações que são obtidas. Este processo é favorável para os produtores, pois fornece todo o histórico e registro de tudo o que aconteceu com o produto. Para o consumidor, será possível ter ciência de qualquer informação relevante sobre o produto consumido, cabendo apenas aos órgãos responsáveis por estas informações mantê-las atualizadas e confiáveis.
Segundo pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial em conjunto com a Bain & Company, 58% dos produtores estão em fase de definição de estratégia e início de projetos pilotos para implementar a rastreabilidade em sua produção. A rastreabilidade permite monitorar o movimento de produtos ao longo da cadeia de produção, do bezerro na fazenda até a carne no mercado, através de um processo eficiente e seguro.
No futuro da pecuária, a rastreabilidade estará presente de ponta a ponta, promovendo de maneira estratégica a transparência e garantindo a qualidade do produto. Esse recurso é relevante e indispensável para o incentivo de uma cadeia produtiva sustentável, com resultados cada vez melhores para os produtores, aprimorando cada vez mais a gestão e a produtividade.
Sobre a ABPO
Criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal, a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) busca sistematizar a produção para atender aos requisitos da Pecuária Orgânica Certificada brasileira e da linha Carne Sustentável do Pantanal, atuando com conceitos modernos de qualidade e desenvolvimento sustentável e busca melhorar a rentabilidade da atividade econômica na região pantaneira, através da valorização dos produtos locais certificados e do reconhecimento pela sociedade dos serviços ambientais prestados pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais pelos produtores.
Informações à Imprensa
JB Press House
+55 (11) 2599-8249
Ana Reis – [email protected]
Júnia Braga – [email protected]
Geovanna Cabral – [email protected]
*Conteúdo produzido por terceiros. A equipe Agro Insight não se responsabiliza pelas informações.