Quilombo realiza 1ª colheita de alho livre de vírus

Seja bem-vindo(a) a Newsletter da Agro Insight, um espaço de artigos autorais e curadoria sobre tecnologias, sustentabilidade e gestão para o agro.

Se você ainda não é assinante, junte-se a mais de 8 mil profissionais do Agro, consultores e produtores rurais que recebem gratuitamente conteúdos de qualidade selecionados toda semana, adicionando o seu e-mail abaixo:

Quilombolas do Médio Jequitinhonha realizam 1ª colheita de alho livre de vírus

Divulgação -

Oito famílias de agricultores do quilombo Quaresma, em Setubinha, MG, realizaram sua primeira colheita de alho-semente livre de vírus, alcançando 180 quilos. A produção superou as expectativas e foi dividida entre consumo próprio e armazenamento para replantio. A produtividade atingiu uma média de 29 toneladas por hectare, bem acima da média nacional de 13,64 t/ha em 2023. Após cura e secagem, espera-se que essa produtividade fique entre 18 e 20 t/ha, com previsão de novo plantio em 2025.
O projeto faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa Hortaliças e a Emater/MG, firmado em 2023. Denominado “Alho-semente livre de vírus: desenvolvimento e fortalecimento da cadeia produtiva do alho em regiões de agricultura familiar de MG”, o objetivo é apoiar a agricultura familiar com cultivares de alto rendimento. As etapas incluem capacitação dos agricultores, criação de unidades de multiplicação e de referência tecnológica.
Para alcançar alho-semente livre de vírus (ALV), a Embrapa utiliza tecnologia laboratorial que elimina vírus e microrganismos nocivos. A colheita no quilombo Quaresma utilizou cinco cultivares livres de vírus fornecidas pela Embrapa. O engenheiro Joel da Fonseca orientou o cultivo, destacando a condução orgânica e a participação dos agricultores em todas as etapas, desde a preparação do solo até a colheita, para aprenderem os cuidados específicos do cultivo de ALV.
O pesquisador Francisco Vilela Resende espera que os agricultores tenham assimilado o conhecimento necessário para expandir a produção de ALV, que traz impacto significativo, especialmente para pequenos produtores. A tecnologia ajuda a melhorar a qualidade do alho, pois, historicamente, esses agricultores usavam alho-semente de baixa qualidade, resultando em produtividade inferior.
O projeto se estende a outras regiões de Minas, beneficiando agricultores familiares de oito municípios, com previsão de expansão para mais três no próximo ano. A Emater e o Senac também iniciaram uma análise sensorial do alho para agregar valor ao produto, denominando-o de “alho do grupo aromático”, que promete diferencial gastronômico, destacando-se em preparações culinárias.
Além do cultivo de alho, o quilombo Quaresma preserva importantes tradições culturais e naturais, com rios, cachoeiras, danças tradicionais e o grupo de Flautas “Taquara”. A comunidade, situada a 15 km de Setubinha, representa uma combinação de belezas naturais e heranças culturais que enriquecem a região.

Fonte: Portal Embrapa 01/11/2024

Se inscreva na nossa Newsletter gratuita

Espaço para parceiros do Agro aqui

Tags: agricultores do quilombo, alho-semente, cultivares de alto rendimento, primeira colheita

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

dezembro 2024
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
LinkedIn
YouTube
Instagram